A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Aldo Arantes

Advogado, Coordenador Nacional da ADJC,  membro da Comissão Política do PCdoB e integrante da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas
Luta ideológica: questão central para a consolidação da democracia. Por Aldo Arantes

A Guerra Cultural difunde ideias neoliberais e neofascistas de ódio, violência, destruição do inimigo, negação da história, da ciência e o combate ao comunismo.

Debate ou fake news?

O país está diante de uma inusitada e inaceitável situação. Caminhamos para as eleições sem que o povo brasileiro se beneficie do debate entre os dois candidatos que chegaram ao segundo turno.

Lições a se tirar da Marcha a Brasília

A Marcha a Brasília revelou importante crescimento da resistência popular ao ilegítimo governo Temer. 

Constituinte ou defesa da Constituição?

O país vive um verdadeiro estado de exceção. A Constituição brasileira foi rasgada. O estado democrático de direito pisoteado. Conduções coercitivas, vazamentos seletivos de informações sigilosas, espetáculo midiático de prisões com ampla divulgação com fins meramente políticos, desrespeito ao devido processo legal, desrespeito ao princípio da presunção de inocência e à soberania popular. Tudo isto passou a ser uma prática quotidiana.

Sistema Distrital: Reforma Política antidemocrática

A Reforma Política está na pauta política do País. Mais do que nunca, é essencial diferenciar a Reforma Política Democrática da Antidemocrática. O sistema distrital e sua variante o distrital misto, são alternativas antidemocráticas que restringem a participação popular nas instâncias de poder. Contam com a adesão da grande mídia, dos políticos e partidos conservadores, sobretudo do PSDB.

Reforma política na ordem do dia

O início da votação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), sobre o financiamento de campanhas eleitorais por empresas, interposta pela OAB, desencadeou uma grande polêmica no Congresso, nos meios de comunicação e na sociedade. E trouxe, definitivamente, para a pauta política a Reforma Política.

O STF e o financiamento de campanha  

Os quatro votos dos ministros do STF a favor da declaração de inconstitucionalidade do financiamento de campanha por empresas, proposta em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pela OAB, desencadeou uma forte reação dos setores conservadores e da grande mídia. Surgiram vários argumentos contra.