A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Alexandre Santini

Gestor cultural, comunicador e escritor, Mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF. Docente e fundador da Escola de Políticas Culturais (EPCult) e professor convidado em programas de pós-graduação em gestão cultural da FLACSO (Argentina) e Universidade Andina Simón Bolívar (Equador).Foi Diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (2015/2016), Diretor Geral do Teatro Popular Oscar Niemeyer (2017-2021) e atualmente é Subsecretário das Culturas de Niterói (RJ).
Lei Haroldo Lima: federações partidárias aprimoram a democracia

As federações partidárias introduzirão novidades na configuração atual das forças políticas

Covid-19 e as políticas culturais no Brasil

O Brasil vive um momento assustador no que diz respeito à relação entre Estado e Cultura, e este cenário antecede à pandemia da Covid-19. No entanto, ao assumir a dimensão de calamidade pública, com graves consequências econômicas e sociais, a pandemia no Brasil sofreu algumas mutações, se convertendo em um elemento a mais da crise política e da polarização que hoje divide o país. Ou talvez, a crise política e a polarização social sejam elementos que se agregam, no Brasil, à grande tragédia humana e civilizatória que estamos vivendo em todo o mundo.

Não põe corda no meu bloco

Estamos em um momento de ruptura democrática e sob uma cláusula de barreira que ameaça a existência e legalidade plena do PCdoB. A nova tática eleitoral responde a uma realidade concreta.

 É a juventude, estúpido!

Parafraseando Bill Clinton ("É a economia, estúpido!") tá chegando a hora em que, mais uma vez, serão adolescentes e jovens os protagonistas de uma grande página da história política brasileira.

Bolsonaro e a Lei Rouanet

Como se já não fossem suficientes os problemas e as crises do governo, Bolsonaro resolveu chamar os artistas para a briga.

Notas para um romance Latino – Americano

Uma jovem mãe solteira, sozinha e grávida de 9 meses, chegou na Nicarágua meses antes do triunfo da revolução sandinista, no início dos anos 80.

Especial de fim de ano

A confusão era tremenda, mas normal daqueles momentos que antecedem o início de um grande show. Reunir uma seleção brasileira de gigantes da MPB para uma celebração de final de ano parecia ótima ideia, mas não era moleza.

Bolsonaro na Argentina: la história de los gorilas se terminó?

De passagem pela Argentina, percebi grande preocupação em relação ao Brasil, e com o novo cenário que se descortina após a vitória de Bolsonaro.

Foi bonita a Festa, pá!

Retornando ao Brasil após uma das experiências mais marcantes da minha vida: ter participado dos 3 dias da Festa do Avante, grande evento político-cultural realizado há 42 anos pelo Partido Comunista Português (PCP). Confesso que, ao ver a dimensão da Festa ao vivo, desisti do meu propósito inicial com esta visita, que era tentar reproduzir algo nas dimensões da Festa do Avante no Brasil. Seria impossível.

A Globo inventou Bozonaro – e bebe do próprio veneno

"A lógica da Globo é a mesma que criou Bolsonaro e sua legião de fãs. Se merecem. Quem pariu Mateus, que o embale".

Rio de Janeiro, fusão e confusão

O Rio de Janeiro sofre drasticamente as consequências da crise econômica, política e institucional do país.

 Rio de Janeiro: eleições em tempos de cólera

Um dado alarmante sobre as eleições no Rio de Janeiro: cerca de 1.7 milhões de eleitores de nosso estado residem em áreas sob controle de milícias e/ou grupos paramilitares que, entre outras coisas, controlam com mão de ferro a partilha eleitoral dos “seus” territórios.

1 2 3