A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Fernando Damasceno

  Jornalista na CTB
Dilma precisa deixar um legado para as mulheres

Em 1893, a Nova Zelândia foi a primeira nação a garantir o direito de voto às mulheres. Em 1906, a Finlândia tornou-se o primeiro país do mundo a adotar a paridade entre homens e mulheres em seu Parlamento. Em 1945, a “Carta das Nações Unidas” reconhecia oficialmente a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Em 2006, o Brasil sancionava a Lei Maria da Penha.

Metrô de SP: um caldeirão prestes a explodir

ena 1: Estação Sé do metrô de São Paulo, Linha 1, 18h45. Em meio ao calor infernal da capital paulista, centenas de pessoas se apertam em um vagão sem ar condicionado. Boa parte delas sai pela porta da esquerda, enquanto outra quantidade parecida entra pela porta da direita. Quem está no meio dessa movimentação é atropelado, no sentido literal da palavra.

O PMDB e o Marco Civil da Internet  

O ano de 2013 acabou sem que o governo federal e o Congresso Nacional colocassem em votação algo fundamental para a sociedade brasileira: a definição sobre o marco civil da internet. Passadas as festas, o tema obrigatoriamente voltará a ser discutido em Brasília. Com ele, vem à tona algo que merece ser discutido com calma em 2014: o papel do PMDB como “aliado” de Dilma Rousseff.