A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

José Medeiros

Potiguar, natural de Touros (RN), é doutor em Ciência Política e professor na Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang – Hangzhou, China.
Os planos quinquenais, instrumentos chave para a governança da China

Inicialmente focados em fomentar a economia, os planos quinquenais do Partido Comunista passaram a ponderar outros aspectos sociais ao longo do tempo. O próximo plano (2021-25) deve considerar o cenário internacional para contribuir com a retomada da economia global e com o fortalecimento da paz mundial.

Shenzhen: 40 anos da prática socialista com características chinesas

Pioneira no estabelecimento de Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), Shenzhen representa a mudança de mentalidade e paradigma econômico promovido pelo socialismo com características chinesas.

China: A inovação conceitual de Xi Jinping para eliminação da pobreza

Desde que Xi assumiu o comando do país em novembro de 2012, resolver a questão da pobreza para que se possa alcançar uma prosperidade comum passou a ser uma das suas principais prioridades, ou quiçá até mesmo a sua prioridade máxima.

China retoma crescimento econômico sob a liderança de Xi Jinping

Além de uma visão ampla e clara de cada situação, tanto interna como externa, a China liderada por Xi Jinping tem se mostrado eficiente na tomada de decisões e na mobilização dos recursos humanos e materiais para o enfrentamento adequado das adversidades.

A China 99 anos depois da fundação do seu Partido Comunista

Nos seus primeiros anos, sua principal missão foi a de organizar os trabalhadores do campo e da cidade para o curso da luta política e social, tanto interna quanto externa.

Desafios cada vez maiores

Não se pode baixar a guarda em relação co coronavírus, mesmo quando se tenha a sensação de que tudo já foi superado

A erradicação da pobreza, um feito do tamanho da China

Apesar do coronavírus, o relatório do governo indica claramente que todo governo continua focado e empenhado na realização dessa grande meta.

A longevidade da China

.

Uma aula de História do Brasil para meus alunos chineses

Aqui na China, apesar de já termos superado as fases mais difíceis em relação ao coronavírus, a volta à normalidade ainda é gradual. Assim, muitas atividades, como as aulas nas universidades continuam sendo realizadas pela internet. Nesse semestre, estou ministrando para uma das minhas duas turmas um curso sobre História do Brasil. Especialmente, decidi compartilhar aqui nessa minha coluna o conteúdo da aula desse 13 de abril de 2020, que teve por tema “O legado Português no Brasil”. Eis então alguns pontos das reflexões que compartilhei com os meus 23 alunos chineses.

Ainda há tempo para a sensatez e a solidariedade

O momento exige os esforços de todos. A proteção deve ser buscada com base na ciência e na solidariedade.

1 2