A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Messias Pontes

Diretor de comunicação da Associação de Amizade Brasil-Cuba do Ceará, e membro do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará e do Comitê Estadual do PCdoB.
Dilma fez na ONU o que deveria fazer

Presidenta Dilma Rousseff agiu na abertura da 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas como brasileira, como uma grande estadista. E brasileira que orgulha os seus compatriotas. Olhando no olho do presidente norte-americano Barack Obama, ela denunciou ao mundo mais um dos intermináveis crimes do império do Norte.

A AP 470 e a opinião publicada

Continua atual como nunca a máxima de Malcolm X sobre a velha mídia conservadora, venal e golpista: “Se você não for cuidadoso, a imprensa fará você odiar os oprimidos, e amar os opressores”. E nós completamos: Muito cuidado para não confundir a opinião pública com a opinião publicada.

Estados Unidos são inimigos jurados da humanidade

Quem se dispuser a consultar na história os males causados pelo imperialismo norte-americano verá que dificilmente encontrará um dia no ano em que não haja uma agressão, direta ou indireta, a um país soberano.

Fora ianques da Síria

A indústria bélica norte-americana, a mais poderosa do mundo, se alimenta de guerra. É ela que financia os candidatos a presidente da república daquele país e o eleito se compromete a fomentar conflitos armados e guerras em todo o mundo.Se não o fizer sofre sérias consequências.

Chega de xenofobia!

As manifestações de junho último que tomaram as ruas de todas as capitais e grandes cidades brasileiras levaram o governo da presidenta Dilma Rousseff a decretar, através de Medida Provisória, o programa Mais Médicos. Atualmente, dos 5565 municípios brasileiros, mais de 1500 nunca viram um médico sequer, mas agora, com o Mais Médicos, vão poder dar atenção básica de saúde aos seus moradores.

Tucanos podem se despedir da Presidência da República

Com complexo de vaca, o tucanato caminha célere para o brejo. Pelo menos no curto ou médio prazo o desesperado desejo de retornar ao poder central para entregar o que sobrou do patrimônio público não passa de um sonho. Nem mesmo a velha mídia conservadora, venal e golpista, toda ela tucana – sendo a maioria serrista – conseguiu manter a blindagem para encobrir a roubalheira dos que se apresentavam como vestais da moral e da ética.

Movimentos sociais voltam às ruas na tarde de hoje

Depois de uma pausa, as ruas do País, em especial as de São Paulo, devem ter de volta na tarde de hoje as grandes manifestações que empolgaram a Nação no mês de junho último.

Terrorismo versus terrorismo

O físico e matemático inglês Isaac Newton mostrou ao mundo em 1687 as suas famosas leis. A terceira dizia que a cada ação corresponde uma reação igual e de sentido contrário. No campo esoterismo isso se chama de lei da causa e efeito, ou seja, quem com o ferro fere com ferro será ferido.

Saúde de qualidade se faz com muito dinheiro

É cada vez mais caótica a situação da saúde pública no Brasil. Como é de todos sabido, os recursos do Orçamento da União para o setor são insuficientes para atender com o mínimo de dignidade a maioria dos brasileiros. É também por todos sabido que a saúde é dever do Estado e direito do cidadão, conforme reza a Constituição Cidadã de 1988.

Oposição quer democracia sem povo

Como historicamente acontece desde que o Brasil é Brasil, as elites econômicas sempre tiveram grande desprezo pelo povo. Hoje essas carcomidas elites são defendidas e representadas pela oposição conservadora de direita – PSDB, DEMO e PPS.

Rede Globo aposta alto no retrocesso

As massivas manifestações de protestos que tomaram as ruas do País nas duas últimas semana apontam para o despertar na consciência coletiva a necessidade de mudanças estruturais inadiáveis. No primeiro momento, a velha mídia conservadora, venal e golpista, com a Rede Globo à frente, tratou de criminalizar a justa e oportuna manifestação em favor da redução da tarifa dos transportes públicos na capital paulista.

Quem deve pegar pena maior?

Sempre que um crime é cometido por um menor de idade, especialmente se for com requinte de perversidade, logo setores minoritários da sociedade retornam à cantilena da redução da maioridade penal para 16 anos.

1 2 3 13