A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Venicio A. de Lima

Professor Emérito da UnB e Pesquisador Sênior do CERBRAS-UFMG e autor, dentre outros, de Liberdade de Expressão vs. Liberdade de Imprensa – Direito à Comunicação e Democracia, Publisher, 2010
A agenda da mídia e a mídia fora da agenda

A capacidade dos veículos da grande mídia de pautar uns aos outros, de levar junto a oposição política (ou vice-versa) e parcela importante da chamada opinião pública, obrigando autoridades do governo (neste ou em qualquer outro governo) a, permanentement

O colapso da razão ética

O que leva um jovem profissional ou um aluno de pós-graduação a considerar ''normal'' que uma empresa de comunicação se alie a um governo ou aos interesses de um poderoso grupo de anunciantes e que seu jornalismo deliberadamente omita, distorça e manipule

O velho (novo) paradigma faz 61 anos

Março é o mês de aniversário do famoso relatório da Hutchins Commission – “Uma imprensa livre e responsável” (A free and responsible press) – publicado em 1947, nos EUA. A Comissão, formada por 13 personalidades do mundo acadêmico e empresarial, financiad

O cidadão e a liberdade de imprensa

Três organizações não-governamentais – Artigo 19, Centro pela Justiça e o Direito Internacional (Cejil) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) – apresentaram um relatório à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização

A internet e os novos “formadores de opinião”

São muitas as explicações que tentam dar conta das mudanças importantes que estamos assistindo na capacidade de influência direta da grande mídia na percepção política e no comportamento eleitoral da população brasileira.

Mídia versus comunicação

Depois de um longo processo de consultas, iniciado há mais de um ano e aberto a alunos, ex-alunos e professores, um dos mais tradicionais centros de ensino e pesquisa da Comunicação nos Estados Unidos está mudando de nome: o College of Communications da U

TV paga: As conseqüências do monopólio

O Parágrafo 5º do artigo 220 da Constituição reza que ''os meios de comunicação não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio''. Esta, no entanto, é apenas uma das muitas normas do ''Capítulo V – Da Comunicação Social'' que nun

A incapacidade de comunicação do Estado

A cobertura jornalística dos casos de febre amarela silvestre, identificados no início de janeiro, no Centro-Oeste do país, esconde uma questão que não pode ser ignorada: a incapacidade do Estado de disseminar informação contrária àquela dominante na gran

A (des)confiança na mídia

Telespectadores da edição de terça-feira (22/1) do Jornal da Globo e leitores do jornal O Globo (24 e 25/1) foram surpreendidos com a informação de que “brasileiros confiam mais na mídia” e que “o governo ficou em último lugar” (entre as

Obra-prima do jornalismo apressado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem divulgando, ao longo desse mês de janeiro, diferentes informações sobre os eleitores brasileiros consolidadas para dezembro de 2007. Na quarta feira (16/1), foi a vez da escolaridade do eleitor.

Lições sabidas e nem sempre lembradas

A pequena igreja de Nossa Senhora das Necessidades, erguida por volta de 1750, é uma das atrações turísticas de Santo Antônio de Lisboa, núcleo açoriano colonial que fica a cerca de 20 quilômetros do centro de Florianópolis. O que o visitante talvez não s

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