A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Venicio A. de Lima

Professor Emérito da UnB e Pesquisador Sênior do CERBRAS-UFMG e autor, dentre outros, de Liberdade de Expressão vs. Liberdade de Imprensa – Direito à Comunicação e Democracia, Publisher, 2010
Algumas novidades e poucos progressos

Este é o último de três artigos de Balanço 2007 sobre as Comunicações cuja publicação foi iniciada neste Observatório (1) há três semanas [ver “As críticas de Gore e Blair à grande mídia” e “Mais recuos do que avanços”]. O artigo reúne o segundo conjunto

Mais recuos do que avanços

No início de julho passado, fiz uma breve avaliação do setor de Comunicações durante o primeiro semestre de 2007, publicada neste Observatório (1) sob o título “Balanço provisório de um semestre inusitado”. Seis meses depois, constato que talvez não houve

As críticas de Gore e Blair à grande mídia

Quem lançar um olhar retrospectivo para o ano que chega ao fim verá que avaliações de membros da elite política do Primeiro Mundo sobre o papel da mídia na democracia e sobre sua experiência no trato com jornalistas merecem um registro especial.

Indefinição legal na terra de ninguém

A (segunda) longa sessão de julgamento de Renan Calheiros no plenário do Senado Federal (terça, 4/12) teve um desfecho esclarecedor para aqueles que se interessam pela regulação das comunicações no país. Refutando a acusação de quebra de decoro por compra

Mídia e poder na América Latina

Foram recentemente divulgados os resultados da pesquisa Latinobarómetro 2007 que é realizada há 12 anos pela Corporación Latinobarómetro, uma ONG chilena com sede em Santiago que pretende medir “as percepções dos latino-americanos a partir de sua realidad

O relatório da Article 19 e a grande mídia brasileira

A Article 19 é uma organização de direitos humanos fundada na Inglaterra em 1987 que atua em vários países na promoção e proteção do direito à liberdade de expressão. O escritório brasileiro da ONG foi inaugurado em março deste ano. Seu nome é tirado do A

Concessões de RTV: o que precisa mudar e por que

O recente lançamento, por entidades da sociedade civil, da “Campanha por Democracia e Transparência nas Concessões de Rádio e TV”, sob o mote “Concessões de rádio e TV: quem manda é você”, renova as esperanças de que a cidadania finalmente desperte para u

Jornal Nacional: Responsabilidade social e merchandising

A pauta é nobre e “quente”. Uma série de reportagens sobre transplantes de órgãos aproveitando o mote do lançamento, pelo Ministério da Saúde, da Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. O ponto de vista, ao contrário do que se habituou esperar da

O poder da mídia em julgamento

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral julgou improcedente, na terça-feira (18/9), o pedido de cassação do mandato da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que havia sido acusada por seu principal adversário nas eleições de 2006, o empresário Fernando Be

Abril & Telefonica: A falta de transparência no setor de comunicações

A ausência de transparência nas transações comerciais envolvendo as aquisições, fusões e joint ventures de empresas concessionárias dos serviços públicos de comunicações não é um fato novo. São inúmeras as possibilidades de burlar as poucas restrições que

Mídia e eleições na América Latina

Algo de muito estranho está acontecendo com os jornalistas da grande mídia no Brasil. Enquanto, por exemplo, florescem mundo afora cursos acadêmicos de graduação e pós-graduação sobre “estudos de mídia” (media studies), entre nós ainda se questio

Ética, presunção de inocência e privacidade

O novo Código de Ética dos Jornalistas – aprovado no Congresso Nacional Extraordinário dos Jornalistas, realizado em Vitória, de 3 a 5 de agosto –, a recente transformação dos acusados do “mensalão” em réus pelo Supremo Tribunal Federal, e a divulgação de

1 19 20 21 22