Debate acontece no bar Bip Bip, em Copacabana, historicamente conhecido como reduto de resistência democrática
A ex-presidente brasileira avalia que o mundo atual não é o mesmo daquele de 2015, ano em que o banco começou a operar: está mais fragmentado, mais desigual e mais exposto a crises
Economista defende que o socialismo contemporâneo se estrutura a partir da hegemonia política dos Partidos Comunistas e da propriedade pública dos meios de produção
Lula diz que ex-ministro foi escolhido para coordenar projeto de desenvolvimento, reindustrialização, investir em ciência e tecnologia e financiar o empreendedor.
Segundo a revista, o meteoro que ia destruir a economia brasileira em 2002, segundo o mercado, provou seu valor. O mercado quer saber até onde vai a macroeconomia de esquerda de um novo governo
“Na segunda ‘abertura dos portos’, o Brasil ingressou na atualidade da Era Digital enquanto grande país consumidor. Ao deixar de produzir internamente os bens e serviços digitais, o país passou a perseguir, novamente, o modelo primário-exportador, com o agravante de ter se convertido em plataforma de financeirização do estoque de riqueza velha”.
Pré-candidato do PDT oficializa a disputa com Bolsonaro e Lula, com propostas que visam o desmonte da macroeconomia dos últimos governos, num esforço para se distinguir também de Lula e do petismo.
O livro O Brasil Desenvolvimentista e a Trajetória de Rômulo Almeida, é resultado de dez anos de pesquisas, que traz em detalhes a trajetória do economista baiano do segundo governo Vargas
O presidente da Fundação Maurício Grabois assinala o cenário internacional de disputas ideológicas, com o Brasil em franco retrocesso, e como a instituição contribui para a compreensão da conjuntura para elaboração tática e estratégica na atuação política.
Para o professor de Economia da UnB e ícone do Novo Desenvolvimentismo no Brasil, com Paulo Guedes já desacreditado, o Banco Central agindo na contramão da tendência mundial e o agravamento da crise hídrica, país corre risco de enfrentar recessão em 2022.
Revista mostra o contexto e a contribuição do Instituto Superior de Estudos Brasileiros para o desenvolvimentismo nacional na segunda metade da década de 1950. Leia o editorial
Conferencistas são João Pedro Stédile (MST), Vânia Marques (Contag), João Vicente Goulart (PCdoB) e Cássio Moreira (UFRGS). Mediação será de Valéria Morato.