A revista Veja não economiza espaço quando se trata de divulgar os palpites de Gustavo Ioschpe sobre educação. Não haveria um articulista mais articulado para essa tarefa? Ou, pensando melhor, Ioschpe e Veja vivem em total harmonia. As afirmações de um, abalizadas pela outra, demonstram, apesar do tom peremptório e seguro, uma fragilidade teórico-prática impressionante.
Por Gabriel Perissé, no Observatório da Imprensa
Os professores concursados do cadastro de reserva da Prefeitura Municipal de Fortaleza/ Secretaria Municipal da Educação serão convocados no primeiro trimestre de 2011, e será encaminhara até o final deste mês para a Promotoria de Defesa da Educação o quadro de carências definitivas e temporárias junto às escolas de Fortaleza.
O Sindicato APEOC denunciou a Prefeitura de Fortaleza junto ao Ministério Público. A Promotoria da Defesa da Educação foi informada, através da presidente do Sindicato APEOC, professora Penha Alencar, do procedimento administrativo tomado pela Prefeitura, que prejudica enormemente professores recém concursados, e que ainda não foram convocados pela SME (Secretaria Municipal de Educação).
Quase um terço dos professores da educação básica das redes pública e particular do Brasil não tem formação adequada. Do total de 1,977 milhão de docentes, 636,8 mil – 32,19% – ensinam sem diploma universitário. De acordo com dados de 2009 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o quadro piora nas regiões mais pobres do país.
Com os objetivos de discutir a política do Partido no âmbito da educação e organizar a atuação dos professores em suas entidades representativas, o PCdoB cearense reuniu neste sábado (11/12), professores comunistas. Durante o Encontro Estadual dos Professores, o debate central foi a luta dos professores e a defesa de suas bandeiras.
O sentimento de indignação e consternação tomou conta de professores e alunos que participaram da manifestação promovida pelo Sinpro Minas na Praça 7, em Belo Horizonte, em protesto contra a violência nas escolas e em solidariedade aos familiares e amigos do professor Kássio Vinícius Castro Gomes. O docente foi morto por um aluno dentro do Centro Universitário Izabela Hendrix, nessa terça-feira (7/12).
Com os objetivos de discutir a política do Partido no âmbito da educação e organizar a atuação dos professores em suas entidades representativas, o PCdoB realiza neste sábado (11/12), o Encontro Estadual dos Professores. O encontro acontece a partir das 9h no Auditório do Comitê Estadual.
Diante da posição mais agressiva assumida pelo tucano José Serra contra Dilma Rousseff, professores da Universidade Federal de Minas Gerais emitiram o manifesto em que colocam: “Tão antiga quanto a política é a figura do caluniador, da voz que age em falso e mobiliza o submundo dos preconceitos inconfessáveis”. O texto finaliza apontando: “Para nós, o sonho não acabou: ele está apenas começando. E é em nome dele que conclamamos ao voto no segundo turno em Dilma Rousseff”.
Para pressionar pelo cumprimento da lei do piso salarial nacional, os professores, articulados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizam nesta quinta-feira (16), uma mobilização nacional para pedir que Supremo Tribunal Federal (STF) agilize o julgamento dos dois pontos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) impetrada por cinco governadores.
O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, visita a ADUFC nesta sexta-feira (23), às 14h30min. Na audiência, concedida a pedido da diretoria, os professores da UFC formalizarão o pedido de Registro Sindical do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato).
Professores da rede municipal de ensino lotaram as galerias da Câmara de Vereadores de Salvador na tarde desta quarta-feira (21/7), para reivindicar a votação do reajuste salarial da categoria. A Prefeitura deveria ter enviado a mensagem desde o dia1º de junho, quando negociou aumento entre 11% e 17% com os representantes dos docentes. No entanto, o projeto de reajuste só foi enviado para os vereadores no final da manhã de hoje.
Na manhã de ontem, a categoria realizou um protesto em frente à Prefeitura Municipal de São Luís a fim de chamar a atenção do gestor municipal para as reivindicações da categoria.