Pernambuco comemora, emocionado, os 85 anos do PCdoB

No último domingo, em todo Brasil, os comunistas comemoraram uma data que entrou para a história: Os 85 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Milhares de militantes lembrar

Em Pernambuco, centenas de pessoas lotaram nesta segunda-feira o plenário da Assembléia Legislativa do Estado para prestigiar o ato político-comemorativo de aniversário do PCdoB. No salão do local uma mostra expunha uma Classe Operária de 1934, a ficha da Secretaria de Segurança Pública de João Amazonas e Luciano Siqueira e outros antigos materiais de utilização militante.



Às 18h30 vários dirigentes comunistas compuseram a mesa dirigida por Alanir Cardoso, presidente estadual do PCdoB. Além dele, Luciano Moura, Deputado Estadual, Nelson Pereira, Secretário de Esportes do Estado, Luciana Santos, Prefeita de Olinda, Vicente André Gomes, Vereador do Recife,Valéria Silva, da Executiva da CUT, e Geraldo Villar, representante da Juventude e presidente da União dos Estudantes de Pernambuco(UEP), saudaram os velhos e novos filiados e militantes do partido. Até uma saudação especial por telegrama foi enviada pelo Deputado Federal Renildo Calheiros, que não pode comparecer porque precisou estar no ato nacional dos 85 anos do PCdoB, em São Paulo.



Mas não foram apenas os comunistas quem compareceram no evento. O Prefeito do Recife João Paulo(PT), o Secretário das Cidades de Pernambuco Humberto Costa(PT), o Deputado Federal Maurício Rands(PT) e o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos(PSB), que fez uma bela saudação sobre a importância dos comunistas para a construção da democracia nacional, também prestigiaram a comemoração.



O ato foi finalizado com a declamação fervorosa de Navio Negreiro, de Castro Alves, pelo advogado e militante Mossi Lira, seguida da intervenção emocionada do Vice-Prefeito do Recife Luciano Siqueira, que tirou lágrimas da platéia e encerrou cantando em coro os hinos Nacional e a Internacional Comunista.


Do Recife,
Manuella Bezerra de Melo