Unidade entre Centrais marca o 1° de Maio Capixaba

Foi na Praia de Camburi, em Vitória capital do ES, um dos mais belos cartões postais do Espírito Santo, que cerca de dois mil trabalhadores e trabalhadoras se reuniram para marcar, comemorar e protestar no 1° de maio de 2008.


 


Por

O evento foi organizado pela CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL (CTB) e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Os trabalhadores e trabalhadoras foram se concentrando no início da praia, no píer de Iemanjá onde estavam estacionados vários carros de som que, além da música que animava os presentes a todo momento registrava os presentes e lembrava das lutas dos trabalhadores. Também foram se somando à concentração passeatas vindo de vários pontos, como as dos companheiros da Construção Civil que aproveitaram para realizar uma Assembléia.


 



 


A passeata teve início por volta das 11h e percorreu quase 8 km até onde estava fixado um palco e barracas de apoio com alimentação e material de propaganda das centrais participantes e dos sindicatos. De uma maneira inovadora, o ato político aconteceu durante a passeata. Várias entidades do movimento social (CTB, CUT, FETAES, NAÇÃO HIP-HOP BRASIL, COMERCIÁRIOS, UBM, UNEGRO E PCdoB) se alternaram nas falas e discursos. O presidente do Sindicato dos Professores no Estado do Espírito Santo (Sinpro/ES) e Coordenador da CTB no Estado, Jonas Rodrigues de Paula, ressaltou o compromisso de trabalhar para elevar o nível de participação política do sindicalismo no Brasil, de modo a abrir caminho para um novo projeto de desenvolvimento, fundado na soberania e na valorização do trabalho. Jonas resaltou ainda as principais bandeiras da CTB neste 1º de Maio:  – Pela redução da jornada de trabalho sem redução do salário! – Pela ratificação das convenções 151 e 158 da OIT! – Contra o racismo! -Moradia digna para o povo trabalhador! -Escola pública com melhor qualidade! -Pelo fim do fator previdenciário!


 


A secretária geral do Sinpro/ES e membro da Executiva Nacional da CTB, Márcia Machado, fez menção à importância do respeito à pluralidade, à prevalência das concepções classistas e democráticas, bem como à unidade na base e na cúpula do movimento sindical. Coube a ela, também, incentivar o grande “viva!” dos trabalhadores durante a passeata.


 


Antes da concentração na Praia de Camburi, os representantes das entidades sindicais estiveram reunidos com o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, para apresentar as propostas de melhoria nas condições de trabalho e exigir um posicionamento do governo estadual.


 


PCdoB-ES distribui o Jornal A Classe Operária


 


Durante toda a manifestação o Partido Comunista do Brasil distribuiu a edição de maio do jornal A Classe Operária a todos os presentes na comemoração do 1º de maio e aos frequentadores da Praia de Camburi. A medida que a passeata passava os trabalhadores e trabalhadoras do comércio local recebiam o jornal da Classe Operária Capixaba.


 



 


Fechando o ato político e a passeata, o presidente do Partido Comunista do Brasil, no Estado do Espírito Santo, Ronaldo Rodrigues Barbosa defendeu a necessidade de reformas democráticas para o Brasil, protagonizada pelo governo Lula, com a participação dos trabalhadores que tem que cumprir o seu papel de vanguarda e pressionar o governo a realizar às ditas reformas, já que a elite pressiona por reformas conservadores que retiram direitos. ''Já as reformas que queremos, que interessam aos trabalhadores e trabalhadoras são por mais democracia (reforma política), reforma urbana, reforma agrária, reforma tributária (distribuindo a renda, taxando às grandes fortunas, diminuindo os impostos para as rendas menores), reforma da educação (ampliando o número de vagas na rede de ensino público).


 


Durante todo o dia aconteceram diversas atividades comemorativas, às 8h houve a Concentração no 1º Píer da Praia de Camburí (próximo à estátua da Deusa Iemanjá); às 9h Assembléias de campanha salarial; às 9h:30min. Início do torneio de futebol de areia na Praia de Camburi; às 10h Início da Passeata pela orla da praia; 11h Abertura oficial do evento do 1º de maio com queima de fogos; 11h:30min. Ato Político; 14h:15min.  Apresentações Locais na tenda cultural; 17h Show com a banda nacional Cidade Negra que contou com a participação especial do cantor capixaba Alexandre Lima da banda Manimal, o espetáculo contou com cerca de 5 mil pessoas nas areias de Camburí e às 19h  ENCERRAMENTO do 1º de maio de 2008.


 


*Anderson Falcão Azevedo é Secretário Estadual de Finanças do PCdoB-ES.