MA: SINDJUS pede ao CNJ afastamento de três desembargadores

A direção Sindjus-MA requereu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o afastamento dos desembargadores Antonio Bayma Araújo, Jorge Rachid e de Raimundo Cutrim, presidente do Tribunal de Justiça (TJ-MA).

– “As mutuas acusações dos Desembargadores Antonio Bayma Araújo e Jorge Rachid tiveram ampla repercussão na imprensa maranhense e de todo o país o que, por si só já é suficiente para averiguação sobre a conduta dos magistrados quanto ao dever de manter conduta irrepreensível na vida pública e particular”, apontou a direção do sindicato.

Para o Sindjus, pela tentativa de Raimundo Cutrim de acomodar as acusações entre Bayma e Rachid, ao invés de determinar a apuração também dever ser responsabilizado.

“A postura do Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, ao tentar acomodar acusações explicitas de condutas criminosas, faz com que seja também responsabilizado, vez que é dever do Presidente, ao tomar conhecimento de suposta irregularidade, determinar a pronta apuração”, defende o Sindjus.

A direção do sindicato requereu que sejam apuradas as denúncias trocadas entre Bayma e Rachid, bem como os constantes das notas taquigráficas da sessão do TJ/MA de 21.10.2009.

O Sindjus solicitou ainda ao CNJ que seja remetido cópia do processo ao Ministério Público para investigação e promoção de eventuais ações na esfera cível e penal.
(Blog do Itevaldo)