Aniversário do PCdoB é celebrado no interior do estado

25 de março de 2010; o Partido Comunista do Brasil completa 88 anos de lutas em defesa do socialismo. A data é lembrada com festa, sessão solene e ato político em diversas cidades do interior baiano.

Em Vitória da Conquista, a 512 km de Salvador, haverá um pronunciamento do vereador Jean Fabrício, na Câmara Municipal, destacando a história do partido e o papel desempenhado dentro do Governo Lula e do Governo de Jaques Wagner. “Os 88 anos do PCdoB são uma prova de que o socialismo é real e de que a nossa luta por uma cidade mais justa, mais humana e igualitária continua atual e forte”, destacou Fabrício, que é filiado ao partido há 14 anos. Na sexta-feira (26/3), as comemorações seguem em ritmo de festa, com expectativa de reunir em torno de mil pessoas para brindar o aniversário do mais antigo partido em atuação no país.

No sul do estado, em Itabuna, o PCdoB irá reunir militantes, dirigentes sindicais, lideranças institucionais, parlamentares e representantes de partidos da base aliada para um encontro político na Câmara de Vereadores. O evento, inclusive, contará com a presença do diretor-presidente da Bahiagás e secretário Estadual de Organização do partido, Davidson Magalhães, que é natural do município. “Os 88 anos do PCdoB têm um significado ainda mais importante para a Itabuna, porque, também este ano, a cidade completa 100 anos de fundação”, comemora o vereador Wenceslau Guimarães, lembrando que, desde 1988, o partido tem representação contínua no Legislativo Municipal.

Na cidade vizinha, Ilhéus, a data será lembrada com um ato político na Câmara de Vereadores. Em Itacaré, no extremo sul, o ato será no sábado (27), seguido de uma reunião geral para discutir a organização das campanhas do PCdoB na região. Já em Ubatá, a sessão solene de comemoração do aniversário será na próxima quarta-feira (31), reunindo as forças políticas locais. “O PCdoB está consolidado no movimento social e sindical. Portanto, há muito o que se comemorar; sobretudo, neste momento de disputa política e de darmos continuidade às mudanças iniciadas por Lula e, sobre as quais, o partido tem um papel fundamental de não permitir qualquer retrocesso no Brasil e na Bahia”, pontuou Wenceslau, que é responsável pela organização do partido na região sul do estado.

Em Irará, na microrregião de Feira de Santana, uma sessão solene na Câmara Municipal celebra os 88 anos do partido e os 25 da sua legalidade. Na Região Metropolitana, em Camaçari, o ato comemorativo de aniversário do PCdoB será agregado às homenagens ao Dia Internacional da Mulher com uma palestra da vereadora de Salvador, Aladilce Souza. O evento será no dia 30, no sindicato dos Metalúrgicos, e é aberto ao público. “A intenção é relacionar os 88 anos do partido com a luta emancipacionista do movimento feminino, ratificando o compromisso do PCdoB com os direitos da mulher”, afirmou o secretário municipal de Organização, Vital Vasconcelos.

De Salvador,
Camila Jasmin