Álvaro Gomes: vou substituir quem não comparecer à CPI do Metrô

Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Metrô de Salvador, Álvaro Gomes (PCdoB), ameaçou recompor os integrantes da Comissão caso não houvesse quorum na reunião desta quarta-feira (12/5).

Instituída há mais de um mês a CPI que vai apurar as denúncias de irregularidades nas obras do metrô de Salvador se reuniu pela segunda vez, na Assembléia Legislativa da Bahia. O encontro resultou na aprovação de nove requerimentos convocando profissionais envolvidos nas obras do metrô e procuradores do Ministério Público que investigaram as denúncias a falarem na CPI.

O primeiro destes depoimentos acontece nesta quinta-feira (13/5), às 10h30, quando o procurador do Ministério Público Federal Vladimir Aras comparece à CPI para falar do andamento das investigações do MPF e os resultados até o momento. “Esta reunião extraordinária da Comissão compensa a que teríamos na semana passada, mas que não aconteceu por falta de quórum. Acho que de agora em diante os trabalhos vão fluir com mais regularidade”, disse Álvaro Gomes.

O parlamentar ressaltou ainda o empenho para que a CPI não fuja de sua missão que é investigar porque as obras do metrô se arrastam a tanto tempo. “Tenho conversado pessoalmente com cada colega e falado da importância de dar celeridade aos trabalhos da CPI. Tenho alertado também para necessidade de evitar a espetacularização da Comissão, que não pode fazer milagres ou buscar “cristos” em seu andamento. Vamos focar nos depoimentos e na busca de informações que possam esclarecer o que acontece no metrô. Esta é a maior contribuição que podemos dar à população de Salvador”, enfatiza.

A julgar pela reunião desta quarta as conversas do presidente da CPI estão dando resultado. Hoje seis parlamentares compareceram à reunião da CPI. Álvaro Gomes foi o primeiro a chegar e, desconfiado pela falta da maioria na semana passada, desafiou os colegas: “caso ninguém compareça, vou destituir todos os integrantes” disse antes do início do trabalho. Mas logo, mais seis integrantes da CPI marcaram presença no encontro, onde foram discutidos procedimentos importantes para o andamento do trabalho.

Foi confirmado o depoimento do procurador do MPF Vladimir Aras para esta quinta-feira e do também procurador Wilson Rocha de Almeida Neto, no próximo dia 19. A comissão aprovou ainda a convocação de outras cinco pessoas. Serão convidados o ex-secretário de Transportes do município, Nestor Duarte Neto; o diretor-presidente da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), Luís Hebert Silva Motta; o ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Mário Gordilho; além de Maria Del Carmen e Ivan Barbosa, que atuaram junto às obras do metrô.

De Salvador,
Eliane Costa