Piauí mantém índices positivos na geração de empregos

Apesar da retração do mercado de trabalho em praticamente todo o país durante o mês de março, o Piauí vem conseguindo manter índices positivos na geração de emprego. Segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, nos últimos doze meses, o Estado supera até São Paulo.

A queda no nível de ocupação no mês passado ocorreu em função de vários fatores, entre eles as fortes chuvas que estão caindo no Piauí, prejudicando, principalmente, a construção civil, o mais importante setor de atividade econômica na composição do quadro de evolução do emprego no estado.

O nível de emprego no Piauí em março apresentou variação negativa 0,86%. Nos três primeiros meses do ano, no entanto, a variação negativa já caiu para 0,52%. De janeiro a março, foram 25.405 admissões contra 26.691 demissões.

Nos últimos doze meses, foram gerados no Estado 112.569 empregos com carteira assinada, contra 96.820 demissões, apresentando uma variação positiva de 6,87%, maior do que a de São Paulo, que no período chegou a 6,12%. O índice do Piauí no acumulado é superior também a estados como Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso.

Em março deste ano, mesmo com as chuvas, o nível de emprego na construção civil apresentou crescimento de 5,27%, seguido do setor de extrativismo mineral com 4,33%. Comércio e indústria de transformação apresentaram crescimento de 2,86% e 2,85%, respectivamente.