Ministro garante votação do Código Florestal para terça

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB confirmou nesta quinta-feira, em entrevista ao jornal A Cidade que o novo Código Florestal será votado pela Câmara na próxima terça-feira, independente de consenso sobre as pequenas propriedades.

Agricultura familiar

Rossi disse que a suspensão da votação na noite da última quarta-feira foi importante para o governo conseguir costurar um acerto. "Ganhamos mais quatro dias para conseguir acertar um consenso dentro do governo. Tenho certeza que vamos conseguir", disse o ministro. Entretanto, ele considera que, independente do consenso, o código precisa ser votado para criar uma legislação definitiva sobre o assunto.

O ministro considera que há tempo hábil para o projeto ser sancionado antes do dia 11 de junho, quando a lei determina que todas as propriedades precisam estar com as reservas legais averbadas.
"Se for necessário, o governo prorroga o prazo, mas acho que não será preciso", afirmou Rossi, que esteve nesta quinta numa feira de produtos agrícolas na sua cidade, Ribeirão Preto.

O relatório do deputado Aldo Rebelo será aprovado na próxima semana, garante o líder do PSDB
Também em entrevista, o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP) garantiu que existe ampla maioria na Câmara Federal para votar o relatório do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) na próxima semana.

"O governo pediu um tempo porque sabia que perderia no voto. Apoiamos integralmente o relatório do deputado Aldo, mas nós não quisemos ser intransigentes e concordamos em dar uma chance para o governo não sair como derrotado. Mas a proposta será aprovada", disse.

A maior divergência entre a proposta de Rebelo e o governo é sobre as pequenas propriedades. O governo quer que sejam mantidas a obrigatoriedade da reserva legal e do tamanho de 30 metros de largura para as APPs (áreas de preservação permanente) junto aos córregos. Porém, os agricultores brasileiros, que contam com a esmagadora maioria na Câmara, não concorda.

Por Djalma Batigalhia, de Ribeirão Preto com agências