Bahiafarma produzirá medicamento para pacientes renais

Os pacientes renais crônicos do país serão beneficiados com a chegada da planta farmoquímica parceira da Bahiafarma, a ITF Chemical, empresa italiana instalada no Polo Industrial de Camaçari. A ITF vai produzir o insumo básico do medicamento Cloridrato de Sevelamer, que será fabricado pela Bahiafarma para fornecimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil, com insuficiência renal crônica, em diálise.

O medicamento será o primeiro a ser fabricado pela Bahiafarma, indústria pública, reaberta no atual governo, após 12 anos de fechada. A cerimônia de inauguração da planta farmoquímica aconteceu na última quinta-feira (28/11), em Camaçari, e contou com as presenças do governador Jaques Wagner, do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, do representante da presidência da Anvisa, Norberto Rech, do secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, e da diretora-geral da Bahiafarma, Julieta Palmeira.

O governador Jaques Wagner destacou a importância da incorporação de tecnologia no país e na Bahia . "Demos um salto enquanto baianos e brasileiros. A Bahiafarma foi recriada e se tornou formuladora de tecnologia. Tenho muito orgulho de uma fábrica que passa a desenvolver tecnologia para todo país. É uma parceria dos governos federal e estadual, Anvisa [Agência de Vigilância Sanitária) e ITF Chemical, que vai beneficiar pacientes da Bahia e do Brasil", discursou o governador, durante o encontro.

Fornecimento ao SUS

A previsão é de que a distribuição do Cloridrato de Sevelamer comece no início do próximo ano, segundo o secretário Jorge Solla. Ele destacou que entre os 9 mil pacientes renais crônicos da Bahia, 80% necessitam do medicamento, que custa, atualmente, R$ 1.800 por mês. Ao todo, são 100 mil renais crônicos em todo o país e serão vendidos ao SUS em torno de 60 milhões de comprimidos.

Complexo Industrial da Saúde

A diretora geral da Bahiafarma, Julieta Palmeira, destacou a política do Complexo Industrial da Saúde e do Ministério da Saúde. "O Sevelamer será o primeiro medicamento de alto valor agregado produzido integralmente na Bahia, desde o insumo básico até a embalagem secundária. É essa política que permite que uma indústria pública incorpore tecnologia. Precisa ser não apenas uma política de governo, mas uma política de estado pela relevância para o desenvolvimento do país”, declarou.

A empresa

A ITF Chemical Ltda é a mais importante farmoquímica entre as duas instaladas no

Polo Petroquímico de Camaçari e desenvolveu rota alternativa de fabricação do IFA Cloridrato de Sevelamer. O medicamento será fabricado pela Bahiafarma e Cristália e fornecido ao Ministério da Saúde. O presidente da ITF Chemical no Brasil, Ronald Rubinstein, contou na inauguração também com as presenças do presidente da ITF Chemical, Paolo Oligeri, do acionista Francesco di Santis e do cônsul da Itália, Giovanni Pisanu.

Erickson Walla
*Com Bahiafarma e Secom/BA