Enquanto povo passa fome, Bolsonaro curte feriadões e folgas autoconcedidas

Desde que assumiu a Presidência, ele deixou Brasília 15 vezes para curtir folgas e feriadões nos litorais paulista, catarinense e baiano

(Foto: Reprotução do Twitter)

Motociatas, passeios de jet-ski, lanchaciatas. Esses são alguns exemplos de como o presidente da República, Jair Bolsonaro, utiliza seu tempo enquanto deveria cuidar do desemprego, do aumento da inflação, do empobrecimento da população brasileira, do combate à pandemia de coronavírus. Segundo reportagem publicada na Folha de S.Paulo desta segunda-feira (30), em três anos e cinco meses de governo, Bolsonaro aproveitou uma série de feriadões, folgas autoconcedidas e dias de expediente para converter em lazer ou praticar atividades sem relação exata com o cargo que ocupa.

Desde que assumiu a Presidência, Bolsonaro deixou Brasília 15 vezes para curtir folgas e feriadões nos litorais paulista, catarinense e baiano, inclusive em momentos delicados para o país, como as enchentes na Bahia, em 2021, quando ele estava de férias no sul do país e não interrompeu o “descanso” para acompanhar a situação, como geralmente é feito pelos governantes.

Para deputados do PCdoB, a reportagem explicita o descaso de Bolsonaro com o país. “Enquanto o povo brasileiro passa fome e luta para sobreviver, Bolsonaro enforca dias úteis de trabalho e faz do lazer rotina em seu (des)governo. Nesses quase 3 anos e meio, ele deixou Brasília 15 vezes para curtir folgas e feriadões. Não trabalha e só atrapalha”, declarou a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

Leia também: Bolsonaro gasta em 7 dias R$ 900 mil nas férias enquanto povo passa fome

A reportagem ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter na manhã desta segunda com o termo “vagabundo da República”. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), em sua conta na plataforma social, instigou seus seguidores ao comentar o assunto. Ela reiterou a crítica sobre a falta de compromisso de Bolsonaro com o país. “Enquanto o povo sofre com o desemprego e fome, o presidente passa grande parte do tempo em “folgas autoconcedidas”. Qual é o nome disso na terra de vocês?”

Já o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) apontou o histórico do presidente pelas instituições por onde passou. “Bolsonaro nunca foi de trabalhar. Como militar, sequer aprendeu a fazer flexão. Foi deputado por quase 30 anos e nunca aprovou uma lei. Como presidente, vive na gandaia. Nunca bateu um prego numa barra de sabão”, criticou.

Bolsonaro
Bolsonaro, flagrado dormindo durante expediente na Câmara – (Foto: Fotos Públicas)

De acordo com a reportagem, a agenda oficial mostra que Bolsonaro teve 48 dias úteis sem nenhum compromisso oficial desde que assumiu a Presidência, já descontados os dias em que ele passou internado em decorrência de cirurgias e tratamentos de saúde. Em outros 69 dias úteis, só houve compromissos após meio-dia.

Enquanto isso, o desemprego continua atingindo milhões de brasileiros; o país voltou ao Mapa da Fome, e tem mais 50% da população convivendo com a insegurança alimentar, segundo pesquisa da Rede Penssan; a pandemia já vitimou mais de 666 mil brasileiros; a inflação assombra a população e o governo não aponta medidas de controle; os combustíveis e gás de cozinha continuam aumentando; não há projeto para geração de emprego e renda; o poder de compra só diminui; e o governo federal ainda deixou mais de dois milhões de famílias fora do programa Auxílio Brasil, que substituiu o Bolsa Família.  

“Realizar motociatas e lanchaciata foram os principais compromissos de Bolsonaro nestes mais de três anos de governo. E tudo isso feito em dias úteis, enquanto os trabalhadores acordam cedo para conquistar o pão de cada dia com um salário mínimo que mal dá para se sustentar, sem direito a um lazer. Bolsonaro zomba do povo brasileiro”, afirmou o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) diz que Bolsonaro não trabalha e nunca trabalhou. “Passou todo mandato brincando de ser presidente, fazendo motociata e atrapalhando o desenvolvimento do país.  O povo não aguenta mais isso. Em outubro vamos mudar essa realidade e colocar no Palácio da Alvorada um presidente de verdade”, avisou.

“Não adianta bolsominions virem com essa que motociata mede intenção de voto melhor que Datafolha. Ninguém duvida que Bolsonaro atrai fanáticos bem adestrados, que não o trocarão pela terceira via. Para além disso os passeios em público só comprovam que o presidente não trabalha”, afirmou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados


 

Autor