Lula propõe novos ministérios para reverter medidas de Temer e Bolsonaro

Cultura, MPEs, Indígena, Mulher, Igualdade Racial, Direitos Humanos, Pesca, Planejamento, Fazenda e Segurança Pública são ministérios propostos pelo ex-presidente.

Foto: Diogo Zacarias

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência da República, durante o seu período de campanha tem falado em criar e recriar ministérios. Atualmente o governo de Jair Bolsonaro (PL) conta com 23 ministérios. O processo que extinguiu ou transformou ministérios em secretarias começou com a reforma ministerial de Michel Temer (MDB), em 2016.

Em junho, Lula se comprometeu em recriar o Ministério da Cultura que foi extinto pelo presidente Bolsonaro. Na oportunidade disse: “Eu nunca imaginei que existisse alguém com tamanha ignorância e que não soubesse a importância da cultura na formação de uma nação” […] “Somente um ignorante não sabe o significado da cultura na geração de emprego, salário e renda”, disse referindo-se a Bolsonaro.

Em encontro com micro e pequenos empreendedores, em agosto, o ex-presidente sinalizou com a criação de um Ministério referente à categoria.

Leia mais: Lula e Dilma tiveram os ministérios com maior presença feminina

Em recentes visitas aos estados do Amazonas, Pará e Maranhão afirmou criar também o Ministério das Mulheres, reafirmando a posição durante o encontro com trabalhadoras domésticas, em São Bernardo do Campo (SP).

Em entrevista ao Uol, em julho, ainda falou que iria recriar os Ministérios da Igualdade Racial, da Pesca e um para as questões Indígenas. Durante a entrevista também mencionou a criação de Ministérios de Planejamento e de Fazenda.

Em outras oportunidades, como observado pelo Poder360, Lula falou também em criar um Ministério da Segurança Pública e um de Direitos Humanos.

Ministérios que Lula pretender criar em um eventual governo, caso seja eleito:

  • Ministério da Cultura;
  • Ministério da Micro e Pequenas Empresas;
  • Ministério Indígena;
  • Ministério da Mulher;
  • Ministério da Igualdade Racial;
  • Ministério Direitos Humanos;
  • Ministério da Pesca;
  • Ministério Planejamento;
  • Ministério Fazenda;
  • Ministério Segurança Pública.

Atualmente, Planejamento e Fazenda, assim como as questões de micro e pequenas empresas, ficam sob controle da pasta da Economia, o superministério comandado por Paulo Guedes.

As questões de Igualdade Racial, Mulher e Direitos Humanos são cuidados pela pasta de Mulher, Família e Direitos Humanos, atualmente com a ministra Cristiane Britto, mas que antes estava com Damares Alves. Já Pesca foi incorporado por Agricultura e Cultura por Turismo. A Segurança Pública e questões indígenas (Funai) estão com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.