Coletivo Camaradas faz encontro com Pontos de Cultura no Crato

Entre as pautas apresentadas ao longo da tarde, a luta para que se crie uma lei que garanta 2% do orçamento do município à cultura foi uma das mais debatidas.

Na tarde da última segunda-feira (16), o Coletivo Camaradas realizou um encontro com diversos pontos de cultura da cidade de Crato, para apresentar e discutir o projeto “Agitprop – Cultura Viva Crato”, aprovado pelo Coletivo em edital da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Na ocasião, foram discutidas estratégias para fomentar a cultura no município e fortalecer uma rede entre os pontos.

Atualmente com 37 pontos de cultura, sendo destes 31 certificados pelo próprio município e 6 certificados pelo estado, a cidade do Crato abriga diversas manifestações culturais e políticas, sendo considerado um berço de artistas de múltiplas áreas. Para Ícaro de Sousa, presente no encontro e um dos realizadores da Batalha do Cristo, a reunião foi importante, pois serviu para “trocar mais ideias e conteúdo entre os pontos de cultura, fortalecer essa rede em relação à fomento”. Ele destaca também que essa política é importante para atingir outros patamares e horizontes, para que as pessoas passem a fazer parte dela.

Entre as pautas apresentadas ao longo da tarde, a luta para que se crie uma lei que garanta 2% do orçamento do município à cultura foi uma das mais debatidas, vista como essencial para que a cidade garanta a toda a sua população este direito. Samuel Nascimento, do Carrapato Cultural, afirma que o projeto “Agitprop – Cultura Viva Crato” é importante para que os pontos de cultura se unam em torno de uma rede. “Não só a gente se unir, mas se unir com o propósito de ir atrás de investimentos, cobrar o poder público, mostrar que a gente existe, que estamos lutando para fortalecer o nosso movimento, o nosso fazer cultura aqui na cidade do Crato”, finaliza.

Como encaminhamento, um grupo será criado para que os pontos de cultura possam continuar dialogando e em breve ações em conjunto como uma Feira e Lives serão organizadas. A próxima reunião acontece em 28 de Fevereiro.