TSE multa Flávio Bolsonaro por fake news contra Lula

Corte determinou multa e retirada de vídeo falso divulgado por Flávio com preconceito contra religiões de matriz africana

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

As notícias falsas, as fake news, tão utilizadas por bolsonaristas para espalhar discursos de ódio, passaram a ser combatidas com veemência neste ano. Os prejuízos causados por diversas mentiras divulgadas em redes sociais ficaram visíveis com os atos de 8 de Janeiro, em Brasília, o que deixou ainda mais claro a necessidade de impedir que o cenário de desinformação prospere.

Nessa linha, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu multar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por divulgar um vídeo com informações mentirosas sobre Luiz Inácio Lula da Silva. O vídeo divulgado nas redes sociais de Flávio, em fevereiro de 2022, foi manipulado para atacar Lula, então pré-candidato nas eleições presidenciais. A edição tenta induzir a uma “relação com o demônio” por meio de cortes de áudio.

Leia também: TSE mantém multa a Zambelli e Flávio Bolsonaro por vídeos falsos

A situação original aconteceu em um encontro de Lula com integrantes do movimento negro e lideranças religiosas em agosto de 2021, em Salvador. Ele fala de como foi bem recebido no dia anterior em outro evento com representantes religiosos e como a situação já havia sido alvo de preconceito religioso.

 O material audiovisual foi então manipulado por apoiadores de Jair Bolsonaro e compartilhado pelo seu filho, justamente fazendo o que Lula condenou em sua fala.

Na sentença o TSE multou Flávio Bolsonaro em R$ 5 mil e determinou a retirada do vídeo das redes. Também foi multado vereador de Cascavel, Rômulo Quintino (PL), então concorrente a uma vaga a deputado estadual no Paraná. Foi ele quem publicou o vídeo falso compartilhado por Flávio.