Copom baixa juros conforme indicava e Selic vai a 12,75% ao ano

Todos os diretores votaram pela redução de 0,5%. Movimento sindical realizou protestos durante o dia para pressionar por corte maior

Foto: Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, anunciou, nesta quarta-feira (20), o corte de 0,5% na taxa básica de juros, a taxa Selic, que agora passa de 13,25% ao ano para 12,75% a.a. Este é o segundo corte consecutivo de meio ponto feito pelo BC.

Durante o dia o movimento sindical realizou manifestações em frente as unidades do banco para pressionar por um corte mais substancial, na ordem de 1%. No entanto, o Copom manteve a previsão de corte que já havia indicado na ata da última reunião.

Protesto movimento sindical em frente à unidade do BC, em São Paulo. Foto: CTB

Em entrevista ao Portal Vermelho, o economista e professor da Universidade de Brasília (UnB), José Luís Oreiro havia previsto que a redução levaria a Selic para 12,75% a.a.

Ele entende que há espaço para reduções de até 0,75% em cada uma das duas próximas reuniões que acontecem este ano, ainda que o mercado e o BC indiquem que os cortes permanecão no mesmo ritmo.

A próxima reunião do Copom será nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

Comunicado

No comunicado sobre a redução emitido pelo BC foi colocado que o “ambiente externo mostra-se mais incerto, com a continuidade do processo de desinflação, a despeito de núcleos de inflação ainda elevados e resiliência nos mercados de trabalho de diversos países. Os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas. O Comitê notou a elevação das taxas de juros de longo prazo dos Estados Unidos e a perspectiva de menor crescimento na China, ambos exigindo maior atenção por parte de países emergentes”.

Em relação ao cenário nacional, foi indicado que “observou-se maior resiliência da atividade econômica do que anteriormente esperado, mas o Copom segue antecipando um cenário de desaceleração da economia nos próximos trimestres”.

Imagem: BC

Segundo o informa, o processo desinflacionário “tende a ser mais lento” por isso o Comitê “reforça a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”.

Todos os diretores votaram pela redução de 0,50 ponto percentual.

Repercussão

A deputada federal e presidenta do PT, Gleise Hoffmann, utilizou as redes sociais para criticar a lentidão na redução da taxa de juros: ‘feita a conta-gotas’.

“O processo de redução da maior taxa de juros do planeta começou tarde e não pode ser feito a conta-gotas, como indica o comunicado do Copom desta quarta-feira. O Brasil perdeu tempo demais com uma politica monetária errada, imposta por um governo irresponsável e um BC sem compromisso com o país. O país tem pressa e precisa voltar urgentemente à normalidade.”

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, celebrou o corte e lembrou que a Selic chega ao menor patamar desde junho de 2022.

Boas notícias! A queda na inflação e a boa política econômica do governo Lula fizeram o Copom reduzir, mais uma vez, a taxa básica de juros para 12,75%. Com o novo corte de 0,5%, a Selic chega ao menor patamar desde junho de 2022. Medida é fundamental para aquecer ainda mais nosso mercado e gerar mais renda para o trabalhador e trabalhadora“.