ONU alerta que 2023 é o ano mais quente da história

De acordo com relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), planeta está 1,4ºC acima da linha pré-industrial. Dados foram apresentados na abertura da 28º COP

Foto: UNICEF/Ulet Ifansasti

A 28º COP (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, começou nesta quinta-feira (30) com um dado alarmante: 2023 já é considerado o ano mais quente da história.

O dado foi passado na abertura da Conferência e consta no relatório provisório “Estado do Clima Global” , da Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da ONU.

No documento é apontado que o planeta registrou 1,4ºC acima da linha de base pré-industrial, datada de 1850-1900.

Leia também: Brasil reforça compromisso ambiental na COP28, em Dubai

O triste recorde anterior era de 2016, com registro de 1,2ºC acima do mesmo período pré-industrial.

Segundo António Guterres, secretário-geral da ONU, o relatório mostra que estamos em “sérios apuros” e que os líderes mundiais devem nos tirar dessa situação a partir das resoluções da COP28.

Leia também: Lula aproveita COP28 para se reunir com Guterres, Macrón e Bill Gates

Conforme o relatório, o mundo se aproxima do perigo eminente de ultrapassar o nível de 1,5ºC. Pelo Acordo de Paris (2015) este é o limite que, se registrado e mantido, será catastrófico para a humanidade.

Por isso os cuidados devem ser redobrados de forma urgente, uma vez que 2024 pode ter um pico maior de elevação da temperatura com os efeitos do El Niño de forma prolongada.

*Com informações ONU e OMM