Crateús comemora redução da taxa de mortalidade infantil
A Prefeitura de Crateús, através da Secretaria da Saúde, conseguiu avanços importantes na política de saúde do município no ano de 2010 com destaque para a redução significativa da taxa de mortalidade infantil do município.
Publicado 26/04/2011 11:05 | Editado 04/03/2020 16:31
Considerado como um indicador de saúde com bastante sensibilidade para o monitoramento da efetividade das ações e serviços ofertados à população, a taxa de mortalidade infantil (TMI) de Crateús, quando analisada de forma comparativa em relação aos últimos 10 anos, coloca-se no ano de 2010 como o menor índice alcançado pela gestão nestes 10 anos.
A TMI é calculada considerando o número de óbitos ocorridos no município de residência em crianças menores de 1 ano de idade dividido pelo total de nascidos vivos no ano x 1000. Em 2004, o município alcançou a triste marca de 26 óbitos para cada mil crianças nascidas no município; em 2005 caiu para 22; em 2008 para 19 e em 2010 reduzimos consideravelmente a TMI para 11,5.
Toda esta redução reflete um conjunto de ações implantadas e aperfeiçoadas na atual gestão, como:
Expansão das equipes de saúde da família;
Maior acesso aos exames gestacionais;
Aparelhamento da Unidade de Cuidados Intermediários – UCI Neonatal;
Aparelhamento da Unidade de Parto Natural e Centro Cirúrgico do Hospital São Lucas;
Qualificação da assistência Pré-Natal;
Distribuição do Kit bebê;
Incentivo ao aleitamento materno exclusivo;
Implantação da Rede Amamenta Crateús;
Garantia do Pré- Natal de Alto Risco no Centro de Especialidades Gentil Barreiras.
A Prefeitura investiu num conjunto de ações que fizeram a diferença e o resultado é traduzido nos números. “Não poderia deixar de compartilhar e destacar o trabalho de todos os profissionais de saúde engajados conosco nesta luta. Juntos, continuaremos trabalhando para atingir cifras ainda menores na mortalidade infantil do município”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Antonio Diego.
Fonte: Prefeitura de Crateús