Crianças do Madre Germana conseguem escola
Atuantes também na região onde se localiza o Setor Madre Germana II, região Sudoeste de Goiânia, a deputada estadual Isaura Lemos, presidenta do PCdoB em Goiás, e a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) conseguiram que o poder público municipal destinasse 240 vagas na rede de ensino para as crianças e adolescentes do bairro poderem frequentar a Escola Municipal Jardim América, localizada no bairro homônimo.
Publicado 11/09/2014 15:01 | Editado 04/03/2020 16:43

A unidade, inaugurada em 2011, tem como foco os moradores do Madre Germana II. Por escassez de área pública na região Sudoeste, os estudantes são transportados, pela prefeitura, até a unidade de ensino construída na região Sul.
A escola tem atendimento misto. As vagas da Educação Infantil – idades entre três e cinco anos – são destinadas aos moradores da região onde a instituição se localiza. As do Ensino Fundamental até o 6º ano atendem os moradores do Madre Germana. Do total de vagas, 88 são voltadas para crianças do Jardim América e região. As outras 240, aos alunos do Madre Germana.
Estrutura
A unidade de ensino do Jardim América tem 14 salas de aula, biblioteca, ambiente informatizado, sala de professores, coordenação, secretaria, cozinha, refeitório, diretoria e banheiros adaptados. Há ainda quadra de esportes coberta, com o diferencial de também poder ser utilizada como auditório.
Tudo para que as crianças da Educação Infantil sejam atendidas em tempo integral. São dez horas de permanência na instituição e cinco refeições diárias. Já os matriculados no Ensino Fundamental recebem duas refeições durante o horário de aula, uma a mais do que na rotina das demais escolas da rede municipal de Educação. A complementação alimentar ocorre devido ao deslocamento dos alunos.
Sofrimento
As crianças do Madre Germana sofriam antes da transferência para a instituição. Alunos que estudavam no Setor Grajaú tinham que embarcar em três ônibus. A iniciativa em propor atendimento diferenciado tem caráter temporário, já que o Madre Germana não possui área pública para a construção de escola e tampouco prédio em condições de locação.
Isaura e Tatiana lutam para que as crianças e os adolescentes da região tenham escola e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) nas imediações. Já foi solicitada ao governo federal a destinação de área pública para a construção da escola, de um CMEI, de um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e de 176 casas populares nas proximidades do setor.
Levantamento
Em janeiro de 2011, a deputada Isaura Lemos esteve com a secretária de Educação do município de Goiânia, Neyde Aparecida, para solicitar a construção de uma escola de Ensino Fundamental para o Madre Germana II.
Os gabinetes da deputada e da vereadora Tatiana Lemos visitaram as 2.500 casas do setor para fazer um levantamento sobre a situação escolar das crianças. A pesquisa constatou que grande parte delas encontrava-se fora da sala de aula. Na ocasião, Neyde Aparecida se comprometeu a buscar uma solução para o caso.
A deputada Isaura Lemos, presidenta do PCdoB em Goiás, conseguiu também o transporte escolar gratuito para mais de 200 crianças que moram no Setor dos Bandeirantes, em Trindade. Elas estudam em colégios localizados nos bairros Maísa e Dona Íris, distantes de suas casas.
Antes, sofriam com as grandes distâncias. Hoje, graças à iniciativa de Isaura, são transportadas em um ônibus escolar, que faz os trajetos nos períodos da manhã e da tarde. As crianças vão e voltam acompanhadas de uma monitora.
O transporte escolar foi providenciado pela Prefeitura de Trindade depois que a deputada Isaura Lemos fez o pedido e foi prontamente atendida pelo prefeito Jânio Darrot, durante audiência em fevereiro de 2013. A parlamentar estava acompanhada da liderança do Setor dos Bandeirantes, Renato Bezerra.
Construção de escola
Durante o encontro, Isaura Lemos entregou ao prefeito um ofício, solicitando a construção de uma escola no setor. Renato Bezerra entregou também um abaixo-assinado com as assinaturas dos moradores do Bandeirantes, que reivindicam uma unidade escolar para o bairro há cerca de três anos.