Duas latas prontas para o ataque surpresa. Era jogar e sair correndo! Isso foi feito, muito bem feito. Suja e fedorenta, fez o percurso de um quarteirão até chegar na escola. A aula estava perdida.
Enquanto olhava para geladeira aberta, a conta de energia fazia cambalhotas. Os olhos vasculharam aquele retângulo gelado, tentando despistar os pensamentos
Um gole, café amargo, trivialidade da casa, pouco açúcar. As roupas estavam sujas, mas faltava coragem para colocar em ordem a limpeza
A lama escondia os pés, o baú se abria e deixava escapulir as feridas guardadas ao longo do tempo. O suor temperava o corpo cansado e encardia as ideias
A cada pisada pelas ruas, entre cantos de contestação e esperança, olhava para pessoas que não nos seguiam. Elas ficavam paralisadas nos recantos das suas portas e janelas
O desalinhamento pedagógico institucional reflete diretamente nas escolas e, por conseguinte, no tipo educação e de sociedade que se pretende manter e construir
Na luta política cotidiana, as contradições de classe ficam expostas no acesso à cidade e à educação, sendo estes espaços campos de disputa política entre o povo e as classes dominantes
O Cultura Viva, que se tornou política de Estado em 2014, inspirou políticas na América Latina e apresentando um novo olhar e perspectiva sobre a cultura e a gestão de políticas públicas democráticas
A imagem é componente inseparável da vida humana, reflete quem somos e tem, ainda que inconscientemente, dimensão política que deve ser analisada
O brincar é elemento central para o desenvolvimento de crianças saudáveis nos seus múltiplos aspectos: cognitivos, sociais, emocionais e motor e ,no contexto da gestão das cidades, não pode ser roubado do cenário das políticas públicas