A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Ergon Cugler

Pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), associado ao Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP) e ao Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovações na Gestão Pública (GETIP)
Ensino híbrido e robotização do ensino, devemos nos alertar?

As consequências à médio prazo da incorporação da tecnologia na educação precisam ser consideradas para o ensino pós-pandemia

Com Fundeb ameaçado, educação pode colapsar

Constitucionalização do Fundeb é vital para retomar o debate e enfrentar desigualdades

Enquanto o presidente ignora cientistas, enfrentamos a pandemia

Gastos pessoais do Cartão Corporativo de Bolsonaro pagariam até 22.750 bolsas de iniciação científica ou um ano inteiro de 1.895 pesquisas científicas.

Programa de Suporte a Empregos não alcança 97,5% dos trabalhadores

O Executivo parece apostar na omissão como estratégia para postergar o auxílio aos trabalhadores para testar a fome da população, jogando a culpa na burocracia para ver quem volta à postos.

É urgente reafirmar que saúde é democracia

Diante da pandemia da Covid-19, um dos principais alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o enfrentamento de doenças de larga escala não demanda apenas de empenho da medicina, mas da articulação de medidas sociais e econômicas adotadas por Estados que visem proteger seu povo e seu desenvolvimento.

Ciência e pandemia

Aprendemos que com tanta tragédia e um presidente obscurantista, a penalidade não cai sob quem pratica o desmatamento e estimula queimadas, por exemplo, mas cai sob o cientista que denuncia tais crimes.

Auxílio é emergencial: burocracia não justifica demora

Recursos podem ser liberados de imediato para a população de baixa renda, em especial aos já aptos pelo Cadastro Único, para além dos milhões mapeados por bancos de dados estaduais.

Em meio à crise, “conspiracionismo” custa vidas

“O presidente não entendeu que a guerra é contra o vírus. Ou se entendeu, faz pouco caso. Entretanto, como a pandemia nos ensina que sem ciência não há futuro, nos vale Albert Camus, o qual nos lembra – na obra A Peste -, que em tempos de dor, angústia e medo, a solidariedade surge como a única resposta possível para se confrontar o absurdo da realidade como tal.”

Pandemia nos ensina que sem ciência não há futuro

Durante a pandemia, aprendemos arduamente a necessidade de financiamento progressivo e constante para que a comunidade científica esteja a postos para eventuais crises.

Fim do piso de investimentos submete municípios ao colapso fiscal

“Considerando as atuais dificuldades estruturais da saúde e da educação brasileira, quais são os impactos do rearranjo do financiamento proposto pela Reforma? Qual o custo da Reforma para o cotidiano das prefeituras? Por fim, o que há por detrás do cheque em branco de Guedes?”

Incompetência no MEC é armadilha para o desmonte das Universidades

“Com uma das maiores estruturas da União, o Ministério da Educação (MEC) tem servido como catalisador da agenda do Governo de Jair Bolsonaro, o qual sem coalizão para aprovar sua pauta de costumes junto ao Congresso, tem governado por omissão em meio ao caos institucional que ele mesmo incita”.

O Brasil está sem rumo? O caos como agenda econômica

Os deslizes de Bolsonaro soam, muitas vezes, como cortinas de fumaça para a implementação de sua agenda econômica.

1 2