A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Marco Albertim

Menção honrosa dos Prêmios Literários da Cidade do Recife, com o livro Um presente para o papa e outros contos. Integra as antologias de contos Recife conta o Natal e Panorâmica do conto em PE.
Troca de senha

O teto abobadado da capela pareceu cúmplice à ordem de banir das ruas qualquer trama subversiva. O rosto curvo do anjo barroco, com olhos inocentes dando conta de nichos escondidos, também vazou os olhos expectantes de Urbino. A velha varrendo a cantaria do piso, tinha o rosto da mesma cor das pedras sob seus pés; rosto e pedras amarelos, doentios feito chagas rotineiras, proibidas de cicatrizar-se.

Notícias de Maria

A chuva, de tão grossa, dir-se-ia raivosa; tão raivosa quanto os tempos. Àquela altura da noite, nove horas, nem por isso o trânsito se tornou ralo na Avenida Caxangá. O único benefício, carece dizer, era conversar sem baixar tanto o tom da voz. O ruído do aluvião acumpliciou-se à conversa, ao assunto, visto que o balbucio, inda que mudo, era urdume do tinhoso para cobrir de chamas a paz dos generais.

Senhora

As luzes do corredor do shopping incidiram no brocado de Teresa; um brocado azul com desenhos de flores, de cima a baixo, tão luzentes quanto os refletores embutidos nas paredes do shopping. Ela não piscou nem contraiu as pálpebras, visto que, de uns tempos para cá, sua vida se cercara de luxo e de olhos prenhes de cobiça.

O crime do sacristão

Deu-se que os sinos da igreja tocaram simultâneos. Àquela hora, oito da manhã, o resíduo do vento, na madrugada, conservava a frigidez morna em toda a calçada, principalmente nos batentes de pedra de cantaria, nas quatro portas de madeira entalhada.

Dois barbeiros

Certo barbeiro de nome Miguel resolveu romper a sociedade com outro do mesmo ofício; depois de vinte anos juntos, dividindo o aluguel da sala, bem como as despesas com água e luz.

Poesia no mercado

A multidão ruidosa pôs-se a ruir com estrondo, tão logo se deu conta do choro no rosto de Chico Pedrosa. O velho Chico não está estrábico. Os olhos miúdos abrigam-se nos óculos de aros pretos, lentes fumaçadas. Forçam-no, as lentes, a apontar nos rostos, mirando-os para – pum! – detonar um verso tão telúrico quanto sua voz incauta feito cobra se arrastando na capoeira rala. Não está na capoeira,

Os dois viúvos

Outro dia encontrei Pacajus na Praça do Carmo; sentado sob o oitizeiro onde, conforme me disse, namorara Santina. Inquiri de sua viuvez precoce.

O sonho do coronel

Dona Finha não mora mais no quarto nos fundos do casarão construído pelo coronel; fora mandada para lá, para acudir-se do sopro vindo do rocio doentio, o mesmo que o coronel espreitara em sonho, prevenindo-o da morte súbita caso fungasse o cheiro da roça de mistura com o vinhoto extraído da cana. A velha, ainda com apuro no olfato, não amofinou-se de agouros.

Poesia entre as grades

A tarde não caiu feito um viaduto, acinzou-se até sumir de vez. As paredes da Colônia Penal, já cinzentas de sentenças, juntaram-se à velhice da hora; cúmplices, renderam-se às espreitas a um oficial de justiça de rosto incerto, tão incerto quanto o sol que não olha as enxovias.

As cinzas

As cinzas do coronel foram jogadas do Alto da Maravilha, para onde se mudara uma semana antes.

A largueza do Largo

Não é tão largo o Arouche. Uma vintena de moços, ali, estremece de uma emoção tão própria quanto os trejeitos. Os trejeitos, diga-se, alegres, ruidosos, roçam a cólera. Pouco, nada se lhes dão no fato de que o boa-noite de Fátima Bernardes é uma firula que oculta a alegria colérica do Arouche.

Shame

Steeve Mcqueen, diretor de Shame, não glamouriza o sexo em seu filme; também não tem pruridos em mostrá-lo. A começar da sequência inicial. Brandon – Michael Fassbender – surge nu, deitado na cama de casal. Como se não bastasse o formato da cama dando conta da inquietação sexual que caracteriza seu perfil, a nudez é flagrada como a busca da permanente satisfação pelo sexo.

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