A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Marco Albertim

Menção honrosa dos Prêmios Literários da Cidade do Recife, com o livro Um presente para o papa e outros contos. Integra as antologias de contos Recife conta o Natal e Panorâmica do conto em PE.
Servidor público

Há cinco anos que Aureliano Santa Clara está aposentado. Não diz a ninguém onde trabalhou, em que ofício amealhou os cobres para comprar os cinco apartamentos que tem alugados. Melhor dizendo, oculta nos aluguéis sua fonte de renda principal.

O coito sem vindita

Tão logo Cambeba viu o retrato do falecido marido de sua mulher na moldura, correu para o Baldo do Rio. A confusão que criou em suas inseguras conjeturas, deu azo a que se visse rodeado por senhores de engenho de feições cambiantes.

A gratidão da viúva

As núpcias do professor Cambeba não tiveram a trilha sonora própria das noites insones de arrulhos e queixumes. Os dois, Cambeba e a viúva do feitor, olharam-se quase perplexos depois de pendurarem as roupas no cabide da parede.

Cambeba e a viúva

O Baldo do Rio não é mais um baldo. O rio continua comprido, estreito. As águas que despeja na largura do leito, são tão ralas quanto escassas; têm o mesmo acento gelatinoso, e o cheiro azedado da calda que a usina despeja no período da moagem da cana. Com o fim das enchentes naturais, vindas da foz do rio, no meio do leito fez-se nua uma crosta de terra cinzenta; logo uma vegetação sem cor definida cresceu.

A justiça do professor Cambeba

Há um débil limite entre o imaginário e o palpável, em quem opta pelo materialismo, durante um bom tempo antes que a nova escolha não se assenta em conjeturas científicas. O imaginário, inda que carregue o risco de retrocesso a crenças difusas, é tentador porque induz à prostração do raciocínio.

Os contos de Bernardo Kucinski

A primeira narrativa de Você vai voltar para mim, título do primeiro livro de contos de Bernardo Kucinski, não tem o envoltório do gênero. Não em sua cepa tradicional, a mais bela – Machado, Tchekhov, Maupassant -, mas surpreende pelo inusitado.

Sobre o filme de Lars Von Trier

Ninfomaníaca é um drama épico; não é o que pode ser chamado de um filme belo, com narrativa linear. O recurso a recuos no tempo enriquece as sequências, confere densidade a um discurso que se dá sem a ajuda de uma trilha sonora também com notas musicais severas.

Exorcismo

No rosto de Branca, as estrias ainda davam conta da beleza nutrida sem a ajuda de pós; a limpidez do rosto se fora, e as estrias, sem apuro nos olhos de quem a observasse, ficavam imperceptíveis. Distinguidas, era impossível não conceber o quanto prazeroso fora aquele rosto na juventude, e logo uma saudade sem dor imiscuía-se no juízo de quem a olhasse, mesmo sem tê-la conhecido nos anos da mocidade.

O fim de Anacleto Padilha

O velho morreu de infarto; inda que de modo tão apoplético, não foi esse o retrato mais vivo que deixou de sua memória. Quem conviveu com Anacleto Padilha, tem-no com a cabeça nua de cabelos, a fumaça do cigarro escoando por um canto da boca, sem o esforço de um sopro, para dar lugar à catilinária raivosa, tão a seu gosto, contra balbucios de esquerda contrários à ditadura.

Em vez do secretário…

Mais dois foliões em gozo absoluto de cidadania, sem pipocas nem roletes de cana-caiana. Carnaval. Caetano e Gertrude assumiram o conúbio na rua.

Fogo no cais

Toda multidão é cega, sem exceção; não que tenha perdido o direito de enxergar, tampouco um flagelo num fim de tarde ofuscou-lhe a razão. É cega porque tem em mira tão somente o propósito que juntou-a no meio da avenida. E o propósito, por mais pasmo que cause a quem a vê com estranheza, emprenha-a de razões.

Leviatã

O vento rugiu de tal modo que alvoroçou toda a água do canal, de um lado e de outro. Inda que vizinha às águas do oceano, a água do rio, escura, gelatinosa, soçobrou assoviando, cobrindo a vegetação do manguezal de uma brancura prateada.

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