Marcaram presença 323 servidores, que aprovaram, por maioria de votos, a deflagração da greve, por tempo indeterminado.
Após a assembléia realizada nesta quarta-feira (15/06), no campus da Universidade Federal do Piauí, em Teresina, os servidores técnicos administrativos decidiram por unanimidade pela deflagração de greve por tempo indeterminado.
Com grande representatividade, os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) realizaram grande ato na manhã desta segunda-feira (13), na reitoria da UFBA.
No fim da noite desta quinta-feira (09/06) oficializou-se a vitória da chapa encabeçada por Eurico Lôbo e Rachel Rocha à reitoria da Universidade Federal de Alagoas. A eleição foi realizada durante esta quarta-feira e reuniu alunos, professores e técnicos da Ufal que compõem um colégio eleitoral de cerca de 29 mil eleitores.
O governador do Acre, Tião Viana (PT), visita nesta sexta-feira (10) a Faculdade de
Saúde Pública (FSP) da USP, para firmar acordos de cooperação. Viana será recebido pela diretora da FSP, Helena Ribeiro, e assinará uma minuta de termo de compromisso na realização de um novo programa de doutorado interinstitucional (DINTER), entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a USP.
No último dia do governo Lula foi editada a Medida Provisória 520/2010. Ela prevê a criação de uma empresa pública para gerenciar os funcionários terceirizados dos hospitais universitários federais. A medida seria uma exigência do Tribunal de Contas. As críticas multiplicaram-se até o extremo: toda a diretoria do Hospital Universitário de Brasília pediu demissão na terça-feira (3) por não concordar com o texto da medida provisória. Veja a reportagem da TV Câmara.
O reitor Luiz Junior exonerou, arbitrariamente, o professor Kilpatrick Campelo.
Audiência Pública realizada no Plenário Dirceu Cardoso da Assembléia Legislativa do ES, organizada pela Frente Parlamentar em Defesa de uma Instituição Estadual de Ensino Superior, debateu a necessidade de criação da Universidade Estadutal do Espírito Santo.
Após denúncias de pós-graduandos de todo o Brasil sobre o cancelamento de bolsas, a ANPG se reuniu com o presidente da Capes e obteve uma vitória preciosa: a garantia de direitos dos pós-graduandos.
O sonho do acesso à universidade pública federal para os jovens do Sul e Extremo Sul da Bahia está perto de se tornar realidade. A avaliação é do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA). O parlamentar, acompanhado de mais seis deputados baianos foi recebido pelo ministro Fernando Hadad, da Educação, na manhã desta quinta-feira (12), em Brasília, para tratar do assunto.
A manhã do dia 27 de abril de 2011 vai ficar marcada, na história da ADUFPI, como um dos dias mais tristes da longa trajetória de lutas e vitórias da instituição. Nesta data, atendendo ao comando do reitorado mais reacionário que a UFPI já teve, dezenas de detentores de cargos comissionados invadiram uma Assembléia Geral da nossa seção sindical para impedir que a mesma acontecesse.
Edwar Castelo Branco
Solimar Oliveira Lima