PCdoB aceita discutir nome de Luciana Santos

A negação de uma possível corrida ao Senado por parte do PCdoB está cada vez mais fraca. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB) afirmou que apesar de esse não ser o objetivo do partido, caso seja convocado, o partido topa o desafio, tendo na secretária estadual de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos, o quadro da sigla mais apontado como ideal para a disputa.

Renildo Calheiros

Por:BEATRIZ GÁLVEZ

“Se a frente achar que ela deve se candidatar nós topamos. A Luciana é um nome expresso por muitos que têm se lembrado dela para disputar o Senado. Ficamos agradecidos. Admitimos conversar sobre isso, mas em nenhuma hipótese iremos dividir nossa frente em Pernambuco. Só admitimos isso se existir uma convergência ao nome dela”, explicou Calheiros, ontem, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

Na opinião do comunista, uma das vagas deve mesmo ficar com o PT. Mas preferiu não opinar sobre quem ele vê como favorito para a disputa, afirmando que os nomes que têm sido colocados tem todas as condições de concorrer ao cargo. Os secretários estaduais das Cidades, Humberto Costa (PT), e de Articulação Regional, João Paulo (PT), são os nomes mais citados. Os dois militam em campos adversários dentro do partido. “Reconhecemos que o PT deve ter uma das vagas e que todos os outros tem todo o direito de colocar seus nomes. Não vamos brigar pelo Senado. O processo tem que ser coordenado pelo governador Eduardo Campos (PSB), porque ele conhece bem a situação, sendo mais fácil compreender as necessidades políticas da chapa e sua decisão será acompanhada pelo nosso campo”, tangenciou Renildo.

Mesmo admitindo a hipótese da corrida majoritária, o comunista fez questão de deixar claro que o principal objetivo da agremiação é a eleição de dois deputados federais. A ideia inicial é lançar o vereador e ex-vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), e a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos. “Mas não está fechado ainda”, alerta.

Na corrida presidencial, o comunista afirmou ver uma força política maior no governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), do que no governador de São Paulo, José Serra, que disputam a preferência do PSDB para o pleito. “Serra começa com um patamar maior, mas o Aécio tem mais espaço para crescer”, avaliou Renildo.

Fonte: Folha de Pernambuco.