Brasil é líder no volume de exportações de alimentos industrializados

Exportações brasileiras desbancaram os EUA no ano anterior com 64,7 milhões de toneladas de alimentos industrializados. Setor envolve 12% da força de trabalho nacional

Foto: Freepik

O Brasil se tornou o maior exportador mundial de alimentos industrializados em volume. Conforme a Folha de São Paulo, o país se tornou o “supermercado do mundo” ao exportar 64,7 milhões de toneladas de alimentos industrializados em 2022.

O número fez com que o país ultrapassasse os Estados Unidos. O setor responsável pelo número reúne 38 mil empresas e envolve 2 milhões de empregos diretos. Dentro da indústria de transformação, tornou-se o principal ramo e corresponde a 24,3% das vagas.

Leia também: Simone Tebet: reforma tributária vai garantir o “renascimento da indústria nacional”

Segundo a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), a cadeia produtiva completa está ligada a 10 milhões de empregos indiretos, o que representa 12% da força laboral brasileira ao se somar com os empregos diretos.

Além disso, os alimentos industrializados vêm crescendo em importância, com mais valor agregado ao processar 58% da produção de alimentos do campo e grãos. O crescimento foi de 72% em sete anos e chegou à marca de US$ 60 bilhões no período.

Os destaques dessa industrialização de alimentos brasileiros ficam para carnes, açúcar, óleo de soja, suco de laranja, assim como é registrado crescimento em produtos derivados de leite, cafés e cafés em capsulas e biscoitos de trigo.

Apesar de o Brasil se consolidar cada vez mais no cenário mundial como provedor de segurança alimentar, o país já ligou o alerta quanto à desindustrialização em um sentido mais amplo.

Leia também: Lula defende “nova Revolução Industrial” no Brasil

Os avanços localizados nas indústrias de alimentos, siderurgia e petróleo ajudam a desacelerar o ritmo de perda na participação, no entanto a composição do PIB brasileiro tem cada vez menos parte da indústria de modo geral, segundo o IBGE. Nas últimas quatro décadas a redução da participação da indústria do PIB despencou de 36% para 11%.

*Edição Vermelho Murilo da Silva

Autor