A esquerda bem informada
A esquerda bem informada
Fortalecer a negociação coletiva tem futuro

Diante das transformações no mundo do trabalho, fortalecer a negociação coletiva é essencial para ampliar direitos, promover inclusão e garantir segurança jurídica e estabilidade.

A esquerda e as eleições de 2026: quatro tarefas para um novo ciclo político

Para disputar a direção do país, a esquerda precisa superar a paralisia, propor um novo projeto estratégico e fortalecer sua base institucional e social.

Na próxima vez em que encontrar um poeta

Nem sempre os poetas vivem como gostaríamos — mas quando você encontrar um, reconheça a humanidade rara e feroz que ele carrega.

A contraface da crise

Crise entre Executivo e Congresso expõe disputa entre interesses populares e forças do rentismo, abrindo espaço para um debate mais claro sobre os rumos do país.

Os quatro mandamentos

Compromisso, firmeza, ação e proximidade com a base: os quatro mandamentos que definem a conduta essencial de um dirigente sindical atuante e respeitado.

A falácia da austeridade fiscal

Ao invés de reconhecer a natureza absolutamente irrealista da meta fiscal por ele proposta, o governo insiste na tecla do austericídio.

É preciso retomar as ruas com Lula

Diante do avanço autoritário, Lula é peça-chave para reacender a mobilização popular e unir movimentos sociais em defesa da democracia nas ruas do Brasil.

Trump x Musk: conflito de poder e ambição em um palco imperialista

Mais que um rompimento pessoal, o embate entre Trump e Musk revela estratégias rivais para dominar o Estado e ampliar o alcance do imperialismo contemporâneo.

Festa Junina é em Floresta do Navio

Tradição, comida farta, forró e abraços apertados marcam a volta a uma cidade que sabe celebrar o São João com alma, sabor e muito coração.

O canto da sereia da “liberdade” e a luta contra a 6×1: qual o futuro do Trabalho?

Entre a promessa de liberdade e a realidade da precarização, a rejeição à CLT revela um impasse geracional e um novo campo de disputa sobre o futuro do trabalho.

“A mais longa duração da juventude” nas palavras de Memélia Moreira

Memélia Moreira revela a força poética e política do romance que transforma a memória da ditadura em amor, fome e resistência

Parede laranja

“É permitido escrever na parede laranja, uma lousa transformada num confessionário público, a censura quase não existe.”

1 2 3 1.217