A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Carlos Pompe

Jornalista e curioso do mundo.
O encontro de Mandela com Fidel

Em seu discurso na terça-feira, 10, nos funerais do Nelson Mandela, o presidente de Cuba, Raúl Castro, relembrou a visita do homenageado ao seu país, em julho de 1991. Na época, Mandela foi recebido por Fidel Castro e lhe agradeceu o apoio à luta sul-africana. Mandela e Fidel compartilharam a tribuna na comemoração de 26 de julho, em Matanzas.

Mandela, do anticomunismo à adesão ao marxismo

Em sua autobiografia, “Longo caminho para a liberdade”, Nelson Mandela conta de sua oposição aos comunistas e ao Partido Comunista da África do Sul; de sua convivência e, depois, amizade com militantes do PC e de como isso o levou a estudar os fundadores do socialismo científico e à adesão aos seus ideais.

Mais um delírio anticomunista

Não contente com a produção nacional – aliás, volumosa, mas medíocre – anticomunista, a classe dominante brasileira lança, este mês, mais um panfleto para atacar os que lutam por uma sociedade fraterna e justa. O gazetilheiro é o norte-americano Kevin D. Williamson, e a publicação é "O Livro Politicamente Incorreto da Esquerda e do Socialismo".

Mais um delírio anticomunista

Não contente com a produção nacional – aliás, volumosa, mas medíocre – anticomunista, a classe dominante brasileira lança, este mês, mais um panfleto para atacar os que lutam por uma sociedade fraterna e justa. O gazetilheiro é o norte-americano Kevin D. Williamson, e a publicação é "O Livro Politicamente Incorreto da Esquerda e do Socialismo".

Sob a bandeira de Lênin

Em 7 novembro de 1917 (25 de outubro, pelo antigo calendário russo), foi aberto, em Moscou, o 2º Congresso dos Sovietes e Vladimir Lênin, principal líder do Partido Bolchevique, foi eleito presidente do Conselho dos Comissários do Povo. Pela primeira vez, os marxistas alcançavam o poder.

Estado laico, “com a proteção de Deus”

A Constituição brasileira, a mais democrática de nossa história e uma das mais democráticas do mundo, está completando 25 anos. Assim como foram os trabalhos constituintes, também os pronunciamentos sobre o seu significado e resultado são os mais variados e, muitas vezes, antagônicos, seja por considerações políticas, econômicas ou ideológicas. Uma das muitas disputas que ocorreram na constituinte foi sobre a laicidade do Estado.

Médicos cubanos: a velha classe média pira

No livro Nova classe média?, o economista Marcio Pochmann mostra que foram criados 21 milhões de novos postos de trabalho nos últimos dez anos, sendo 94,8% deste total com salários equivalentes a 1,5 mínimo.

Igreja Católica: nova direção, velhos dogmas

A Igreja Católica, do papa Francisco, excomungou quatro ministros bolivianos que se manifestaram em favor da descriminalização do aborto. A decisão foi anunciada pelo secretário geral adjunto da Conferência Episcopal da Bolívia, José Fuentes.

O Vaticano e o pecado da usura

O papa Francisco participou, dia 10, da primeira reunião do comitê que investiga negócios obscuros do Instituto para as Obras da Religião (IOR), o Banco do Vaticano. Os problemas multiplicaram-se desde que o papa criou o comitê, em 26 de junho último.

As rãs em busca de um rei

Os recentes protestos e manifestações ocorridos pelo país surpreenderam o governo, os partidos e as organizações populares. A disputa pelos corações e mentes dos manifestantes ainda não tem vencedores. A chamada das entidades sindicais, que marcaram atos para 11 de julho, é o caminho ousado e necessário para fazer o governo Dilma avançar. Ao mesmo tempo, convém avançar nas análises sobre o que ocorreu no mês de junho.

Guantânamo, vergonha internacional para os EUA

Há 110 anos, um convênio entre o governos dos Estados Unidos e de Cuba (presidida por Tomás Estrada Palma) concedeu a baía cubana de Guantánamo para a instalação de uma base naval norte-americana. Na época, a Ilha não possuía praticamente autonomia alguma e o acordo foi firmado sem ouvir a população. Hoje, mais de um século depois, continua sob domínio ianque, que a transformou num centro de torturas, ao arrepio de toda a legislação internacional e inclusive das leis estadunidenses. 

Pensamentos de José Bonifácio sobre índios, escravidão e Igreja

O último dia 13 registrou 250 anos de nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência. Muito mais do que isso, um dos pais da nacionalidade brasileira, um homem muito adiante de seu tempo.

1 2 3 19