A roteirista Legiah Villalobos e a diretora Patrícia Riggen usam vários gêneros, estéticas e narrativas para contar a historia de garoto que vai à procura da mãe em Los Angeles, e aproveitam para mostrar as contradições e os sofrimentos dos imigrantes mex
Os irmãos Dardenne tentam analisar o processo de imigração em seu país, a Bélgica, e terminam por estigmatizar os imigrantes do ex-Bloco Socialista do Leste Europeu, como integrantes do crime organizado.
Woody Allen faz seu filme mais popular, com a história de duas amigas estadunidenses que vão fazer turismo em Barcelona e acabam se envolvendo com sedutor pintor espanhol e sua colérica parceira.
Com uma narrativa ágil, centrada na lutas políticas da juventude italiana nos anos 60 e 70, o diretor Danielle Luchetti relembra os conflitos entre comunistas e fascistas e a transformação de um deles em militante de esquerda.
Com estrutura de “grafic novel”, filme do brasileiro Reinaldo Pinheiro move-se no submundo dos puxadores de carro para mostrar a sordidez da megalópole
Sincretismo religioso no Brasil a partir da utilização de ritos de Umbanda e do Catolicismo, a partir da identificação de Santo Antônio como Ogum são tratados pelo brasileiro Sérgio Sanz em seu documentário, que traça também um perfil da escravidão no paí
Na relação entre um maduro professor universitário e sua aluna, a diretora espanhola Isabel Coixet testa nossa capacidade de ver as barreiras da idade como algo normal na sociedade moderna.
Com uma abordagem centrada na falta de sentido da imagem e na tentativa de reconstrução da identidade, a diretora franco-libanesa, Danielle Arbid, trata das mudanças em ocorrência em três importantes países do Oriente Médio.
Personagens do filme do diretor dinamarquês, Billie August, sobre a relação de carcereiro James Gregory com Nelson Mandela, durante cerca de 30 anos, não transmitem a dimensão do que foi a luta subterrânea do CNA contra o apartheid.
Impasses, frustrações e descobertas adolescentes dos tempos atuais são abordados pela diretora francesa Céline Sciamma com frieza, e a emoção custa aflorar.
No filme em que atores e cenário se complementam, diretor espanhol Icíar Bolláin mergulha nas relações amorosas de um casal cuja convivência traz mais ódio que paixão.
Claude Chabrol volta com filme sobre as relações amorosas nos tempos atuais em que o que conta não é a paixão ou, por que não, o amor, mas os interesses materiais que ela pode envolver.