A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Tag: Grito dos Excluídos

Repressão não intimida Grito dos Excluídos que sai às ruas dia 7  

 A entrevista coletiva da 22ª edição do Grito dos Excluídos aconteceu nesta quinta-feira (1) em São Paulo com parte das atenções voltada para o cenário de repressão policial que se intensifica após a concretização do golpe de Estado que afastou em definitivo a presidenta eleita Dilma Rousseff da presidência da república. Na opinião dos entrevistados, o governo vai endurecer as ações contra os movimentos de rua que denunciam a retirada de direitos. 

Por Railídia Carvalho  

Grito dos Excluídos defende a democracia

O "Grito dos Excluídos", em Campinas, que ocorre tradicionalmente no dia Sete de Setembro, é organizado pela igreja católica e suas pastorais, por movimentos populares, partidos e centrais sindicais Este ano, o desfile cívico-militar e o Grito, foram realizados na avenida Ruy de Almeida Barbosa, na Vila Industrial, próximo ao túnel Joá Penteado.

Altamiro Borges: Pixuleko, Grito dos Excluídos e a mídia

A mídia privada sempre detestou a luta dos trabalhadores. Até por uma questão lógica. Os patrões da imprensa não vão estimular os seus explorados a brigarem por direitos. Daí a sua linha editorial de invisibilizar os movimentos sociais – o que não sai no Jornal Nacional não existe, costumam afirmar os comunicólogos – e de criminalizar as suas ações. 

Por Altamiro Borges*, em seu blog

Protestos contra o golpe no Grito dos Excluídos

O 21º ano de saída do Grito dos Excluídos em Salvador foi marcado por manifestações trazidas pelos dezenas de segmentos sociais presentes. A concentração teve início às 9h em frente ao Teatro Castro Alves. As várias pastorais da Igreja Católica levaram suas bandeiras que protestavam contra os assassinatos de jovens na periferia, a falta de apoio aos idosos, em defesa da reforma agrária, pela solidariedade aos portadores do vírus da AIDS e outras.

Grito dos Excluídos reúne milhares em defesa da democracia

O ato do Grito dos Excluídos, que aconteceu em todo o país nesta segunda-feira (7), reuniu milhares de pessoas contra a agenda conservadora do Congresso Nacional e em defesa da democracia. Na Praça da Sé, centro da capital paulista, a manifestação lembrou as mortes ocorridas nas escadarias da catedral na última sexta-feira (4).

Após desfile, movimentos sociais descem a Esplanada dos Ministérios

Integrantes de movimentos sociais com diferentes reivindicações, reunidos em Brasília, começam a descer a Esplanada dos Ministérios, após o encerramento do desfile de 7 de Setembro.

7 de Setembro: Excluídos do DF vão às ruas reivindicar direitos 

“Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?” este é o lema do 21º Grito dos Excluídos e Excluídas que deverá motivar manifestações em todo país. Realizado todos os anos no dia 7 de setembro, o Grito terá como pauta a reivindicação daqueles que lutam por igualdade, justiça, vida digna e que têm seus direitos negados e violados.

Grito dos Excluídos: Nas ruas em oposição à “ofensiva conservadora"

O Grito dos Excluídos, mobilização nacional que ocorre tradicionalmente no dia 7 de setembro, quer nesta 21ª edição marcar posição contrária ao que chama de “atual ofensiva conservadora”. Os organizadores, entre eles a CNBB e o MST, chamam a atenção para manifestações recentes no país que pediram a volta da ditadura, para medidas governamentais que reduzem o investimento em áreas sociais e o discurso midiático de criminalização de movimentos sociais.

Grito dos Excluídos 2015: Regular a mídia não é censura

Neste ano, o Grito dos Excluídos/as, que comemora 21 anos de história, alerta para a situação de violência em que o país se encontra, na qual as vítimas maiores são as juventudes da periferia. E chama a atenção para o papel destruidor da mídia cujo principal objetivo é defender os interesses das classes dominantes, que dita seus valores e quer dirigir o pensamento do povo brasileiro.

Grito dos Excluídos 2015 abordará mídia e violência

O já consolidado movimento liderado pela CNBB quem tem apoio dos movimentos sociais chega a sua 21ª edição trazendo o tema “Que país é esse que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”.

Jô Moraes reforça luta do Grito dos Excluídos 

Como faz desde a primeira edição do movimento, a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG) participou no domingo (7) do 20º Grito dos Excluídos, em Belo Horizonte, que reuniu cerca de 200 pessoas representantes de movimentos sociais, associações de moradias, de negros, de índios, sindicatos e igreja católica.  

Trabalhadores participam do Grito dos Excluídos em Salvador

Debaixo de sol e chuva. Assim foi a 20ª edição do Grito dos Excluídos, realizada na manhã deste domingo (7), em Salvador. A CTB Bahia participou do desfile puxado pela Igreja Católica e seguido com muito entusiasmo pelo movimento social organizado, que levou as suas principais bandeiras para as ruas, mesmo debaixo da chuva forte que caiu durante uma parte do percurso.

1 3 4 5 6 7 9