A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Tag: Mundo do trabalho

Projeto de lei quer criar licença retribuição para trabalhador

O trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) terá o direito de se afastar do serviço por 30 dias, sem prejuízo da remuneração, a cada cinco anos na mesma empresa ou em instituições que pertençam ao mesmo grupo econômico. A proposta é do deputado Iran Barbosa (PT-SE), que apresentou projeto de lei da chamada licença retribuição.

Concursos públicos podem abrir 300 mil vagas este ano

As 230 mil vagas oferecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para quem vai trabalhar no Censo 2010 e muitos outros concursos previstos para este ano prevêem o oferecimento de mais de 300 mil vagas para quem pretende trabalhar no serviço público.

Concursos públicos podem abrir 300 mil vagas este ano

As 230 mil vagas oferecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para quem vai trabalhar no Censo 2010 e muitos outros concursos previstos para este ano prevêem o oferecimento de mais de 300 mil vagas para quem pretende trabalhar no serviço público.

Nordeste deve ser um dos maiores geradores de emprego em 2010

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou nesta segunda-feira (11), durante visita ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, na grande São Paulo, que a Região Nordeste deverá ser uma das maiores responsáveis pela criação de praticamente dois milhões de empregos em 2010.

Ministério vai recontratar mais 15 demitidos por Collor

O Ministério do Planejamento autorizou a recontratação de 15 servidores demitidos durante o governo do ex-presidente Fernando Collor. A anistia beneficia ex-servidores das extintas Empresa Brasileira de Transportes Urbanos ((EBTU) e Rede Ferroviária Federal (RFFSA). De acordo com o Ministério do Planejamento, o total de servidores recontratados durante o governo Lula passa de 5,7 mil.

Jô Morais: Desafio de 2010 é o fator previdenciário

O ciclo político iniciado com a eleição do presidente Lula colocou em pauta o enfrentamento da dura herança de desigualdades que a República brasileira das elites acumulou ao longo de sua construção. Não é sem razão que os trabalhadores arrepiam ao lembrar das políticas neoliberais do governo anterior de Fernando Henrique que lhes trouxe graves prejuízos.

Por Jô Morais*

Sindicato vai entrar com ação civil pública contra Boris Casoy

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), José Moacyr Malvino Pereira, afirmou que irá entrar com uma ação civil pública contra o jornalista Boris Casoy, por sua declaração sobre o trabalho dos garis no Jornal da Band. “Vamos entrar com uma ação civil pública para que ele se retrate na Justiça. Já assinei a procuração”, declarou o presidente da entidade.

Miro Borges: Boris Casoy é “uma vergonha”

Primeiro vídeo: ao encerrar o Jornal da Band da noite de 31 de dezembro de 2009, dois garis de São Paulo aparecem desejando feliz ano novo ao povo brasileiro. Na sequência, sem perceber o vazamento de áudio, o fascistóide Boris Casoy, âncora da TV Bandeirantes, faz um comentário asqueroso: “Que merda… Dois lixeiros desejando felicidades… do alto de suas vassouras… Dois lixeiros… O mais baixo da escala do trabalho”.

Bancada feminina pede equidade salarial em lei

A bancada feminina na Câmara entrou com projeto de lei que cria mecanismos para garantir a igualdade de salários entre mulheres e homens. “Esta lei estabelece normas e sanções destinados a conferir efetividade ao princípio constitucional de igualdade de cidadania estabelecido na Constituição da República e nas normas internacionais ratificadas pelo Brasil”, explica a coordenadora da bancada, deputada Alice Portugal (PCdo-BA).

Animação argentina Emprego reflete sobre a exploração no trabalho

Conheça a animação argentina Emprego (2008), dirigida por Santiago Bou Grasso. O vídeo faz uma reflexão sobre a exploração no trabalho e lembra os versos de Carlos Drummond de Andrade: “eu não sou as coisas e me revolto”.

Vigilantes podem receber 30% de periculosidade

O Projeto de Lei 220/2009, de autoria da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB- AM), foi aprovado no dia 18 de novembro na Comissão de Assunto Sociais do Senado e remetido para leitura em Plenário. Por ele, o trabalho de vigilante passa a ser considerado atividade de risco na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a categoria passa a ter direito ao adicional de 30% previsto pela legislação.

Flávio Dino quer audácia para dividir riqueza com trabalhadores

O reajuste das aposentadorias e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais receberam reforço no discurso do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), na tarde desta segunda-feira (16), na Câmara dos Deputados. Conclamando os deputados a se manifestarem favoráveis às matérias, o parlamentar destacou a necessidade de aproveitar o momento atual para se praticar uma política mais “audaciosa”.

1 60 61 62 63