A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Rita Coitinho

 Socióloga
Halloween é para as crianças, o negócio é show de fogos no 4 de julho

No emocionante “A História da Destruição Cultural da América Latina”, Fernando Báez descreve a história de saques, pilhagens e assassinatos que deu início à “grande catástrofe”, que é como os povos pré-hispânicos e pré-lusos certamente nomeariam o que a historiografia europeia prefere chamar de “Conquista da América”.

Mar revolto com nevoeiro

Em 2004, em algum shopping center de Brasília, encontramos por acaso, eu e meu companheiro, o saudoso camarada Sérgio Miranda. Lá pelo final da prosa, questionado sobre as questões que enfrentava – estava ainda filiado ao partido – Sérgio respondeu: quando há nevoeiro, o marinheiro leva o barco devagar.

Fracasso do sistema educacional e crise civilizatória

Hoje vou usar esse espaço para dizer algumas obviedades. Perdoe-me o leitor que espera de um portal de notícias as últimas novidades. Mas os tempos andam confusos – até meio bicudos, e isso não é um trocadilho com a triste figura do Direito – e vem sendo necessário repetir coisas já ditas, com a esperança de que isso possa ajudar a dissipar algumas nuvens que andam turvando o cenário nacional.

Ligações perigosas: os donos da mídia e a paternidade do terror

Parece cruel supor que o os verdadeiros responsáveis pela tragédia que se abateu sobre Paris na última sexta-feira sejam os próprios poderosos franceses e seus aliados da Otan. Assim como parecia insensível a atitude de quem atribuía aos próprios (poderosos) estadunidenses a responsabilidade pelos atentados de 11 de setembro de 2001.

Pequena contribuição ao debate sobre as Relações Internacionais

O último dia 06 de novembro aconteceu, na sede do Comitê Central uma atividade que reuniu camaradas de diversos estados que atuam em frentes de luta ligadas às questões internacionais: a reunião ampliada da Secretaria Nacional de Política e Relações Internacionais.

Erguer novas trincheiras de ideias

“Trincheiras de ideias valem mais que trincheiras de pedra” escreveu José Martí . E, de fato, as trincheiras de ideias erguidas por sua geração transformaram-se na plataforma política que alçou Cuba à verdadeira independência política na revolução de 1959 com Fidel, Camilo e Che à frente.

Dez anos sem a presença inspiradora de Álvaro Cunhal

Neste 13 de junho o movimento comunista completa dez anos sem a presença inspiradora de Álvaro Cunhal, este que foi simultaneamente militante e dirigente comunista, artista e intelectual, um arquétipo do político em ação, tal qual a definição de Gramsci. Cunhal foi, ao lado de outros grandes nomes do século XX, uma expressão viva do militante comunista que buscou integrar, permanentemente, teoria e prática.