A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Janaína Silveira

Jornalista, viveu em Beijing de 2007 a 2013, para onde viaja com regularidade. Escreve para a agência de notícias chinesa Xinhua e para a plataforma online XinhuaNet. Autora do guia China: O Melhor de Pequim e Xangai.
A força da economia digital chinesa

É comum que as principais cidades chinesas sejam comparadas ao Vale do Silício dado o ambiente vibrante e profícuo na criação de startups e soluções que ligam o cotidiano ao digital.

China: 40 anos de reforma, abertura, adaptações e criatividade

A China comemorou em dezembro os 40 anos de reforma e abertura, a política que catapultou a economia do país então majoritariamente rural e agrário em 1978 ao posto de segunda no ranking mundial. No Brasil, ainda que o período fosse de atenção à chegada do novo governo, ainda assim houve boas análises na mídia por aqui. O tema, no entanto, não se esgota.

Para Xi Jinping, Marx é o grande pensador da modernidade

Os 200 anos do nascimento de Karl Marx tiveram como ponto alto das celebrações na China um discurso do presidente Xi Jinping no Grande Palácio do Povo neste 4 de maio, quando o líder chinês afirmou que Marx é o grande pensador da modernidade, cuja teoria tem entre as principais características o pragmatismo.

A necessidade de China e Brasil ampliarem o conhecimento mútuo

A China é discutida na imprensa brasileira, de maneira geral, sob o âmbito da economia e da política, com um distanciamento ainda muito grande em relação a suas questões sociais e de como a sociedade contemporânea se estrutura. Isso implica desde a falta de compreensão sobre os chineses até a manutenção de imagens pré-concebidas sobre a China.

China mantém foco na abertura e nas mudanças estruturais

No ano em que a China celebra 40 anos da política de reforma e abertura, período em que passou de uma economia fechada ao exterior para a principal exportadora e importadora de bens, ultrapassando os Estados Unidos em 2013, as mudanças estruturais a que o país tem se dedicado e acostumado estão mais uma vez nos holofotes.

Olhares atentos à China

A partir desta sexta-feira, a cada semana nos veremos neste espaço para discutirmos os principais temas relativos à China e, claro, suas implicações para o Brasil. Será um prazer ampliar o debate acerca do gigante asiático, hoje responsável por cerca de 30% do crescimento global, segundo o Banco Mundial. É mais que Estados Unidos, União Europeia e Japão juntos.