A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Música Quente por Patricktor4

Patricktor4 é DJ e radialista. Coordena a programação da Frei Caneca FM, rádio pública do Recife. Promove o Baile Tropical, festa itinerante com novidades da música tropical brasileira e afro-latina.
Gil faz 78

.

O pop suado de Felipe Cordeiro

Fervilhando o brega em altas temperaturas, Felipe Cordeiro – compositor e cantor paraense – extrai desta forte matiz amazônica uma imensa gama de destilados, repletos de sabores diferentes, mas sempre com um alto teor pop.

Vamo comer, Esdras!

Já dizia um velho ditado que as quatro melhores coisas da vida são comer e viajar. Ampliando o sentido auditivo e conectando os outros sentidos todos ao redor da música, Esdras Nogueira, nos brinda com uma linda releitura instrumental do clássico disco Transa de Caetano Veloso.

Disco da semana – Fafá de Belém: densa, intensa e Humana

Fafá de Belém é uma das cantoras brasileiras mais expressivas em nosso cancioneiro popular. Natural do Pará, a intérprete tem características singulares em sua obra. Dona de um imenso carisma ao vivo, sua longa trajetória é marcada, naturalmente, de altos e baixos. Não é simples ter uma discografia de mais de 20 álbuns.

No Groove dedilhado de Amaro Freitas

Rasif é o segundo disco da carreira do pianista, tecladista, compositor e arranjador Amaro Freitas. O álbum foi lançado ao final de 2018, pelo selo britânico Far Out Recordings. Azymuth, Hermeto Paschoal, Marcos Valle e o também pernambucano Naná Vasconcelos são alguns dos importantes nomes que também tiveram suas obras lançadas pela gravadora inglesa.

O afrobeat e a descolonização

A juventude brasileira vem, no decorrer dos últimos anos, descobrindo mais e mais músicas com outras sonoridades, que vão além do rock enlatado anglo-americano, do sertanejo universitário que ocupa 95% das rádios locais ou mesmo da música popular da moda no ultimo verão.

1987, o passado distópico da música brasileira

Uma das publicações recorrentes nas redes nos últimos dias é uma imagem que compara artistas de 1987 com alguns nomes que, segundo a publicação, seriam os destaques de 2017 ou os mais importantes artistas brasileiros do momento. 

A verdade artística do século XXI é o feminismo

Desde que o mercado, o capitalismo e a indústria cultural engoliram a produção da arte durante o século XX, identificar a “verdade” estética e conceitual por trás do processo criativo se tornou o mote principal da concepção artística, e na música não foi diferente.

O verdadeiro Carnaval é na rua!

É quase impossível imaginar o Brasil, sua cultura e sua música sem pensar no Carnaval. A mais importante festa popular do país ocorre em quase todas as regiões brasileiras, tendo Rio de Janeiro, Salvador e a dupla Recife-Olinda como as principais cidades sede da festa de Momo.

20 artistas brasileiros para prestar atenção em 2018

Dois mil e dezoito parece que não queria chegar, mas que bom que na próxima semana já teremos um novo ciclo de esperanças para respirar.

Bota Pagodão!

A última grande cena musical brasileira se fortalece, cresce e se diversifica, atingindo outros públicos e se renovando, ainda mesmo antes de se estabelecer nacionalmente. A Bahia, mais uma vez, se reconfigura e traz para o verão de 2018 uma nova ordem estética, o grave eletrônico baiano.

Desconstruindo Pabllo

Como definir gosto ignorando os elementos que justificam o seu acesso a cada coisa?