Ângela Guimarães, presidenta da União de negros pela igualdade (Unegro), afirma em entrevista ao Portal Vermelho que luta antirracista vive momento de ascensão. Ela destaca uma nova geração de dirigentes da entidade e denuncia que a pandemia penalizou população negra
Por ser um negro, penso como um negro. Minha raça, minha pesquisa e meu dia a dia como um sanitarista negro determina minha compreensão de como a prestação dos serviços de saneamento opera numa sociedade marcada por uma profunda desigualdade racial e de classe.
União de Negras e Negros Pela Igualdade completou 32 anos em 14 de julho
Ao longo desses 32 anos a Unegro se dedicou integralmente à sua vocação, esteve nas principais lutas populares empreendidas pelo povo brasileiro
A população negra tem sido a maior afetada pela perda de direitos sociais e trabalhistas, pelos ataques à democracia, pela implementação de um Estado ultraliberal.
A União de Negros pela Igualdade (Unegro) ingressou com ação civil pública (ACP) para que a Justiça determine que o […]
A iniciativa da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro) pede à Justiça que o presidente Jair Bolsonaro seja proibido de continuar a estimular e a promover atos públicos ou manifestações, durante a pandemia.
O Encontro de amigos e amigas da Nega Rozina, que ocorreu no último domingo (08/12) aprovou carta de apoio à pré-candidatura de Rozina de Jesus para a câmara municipal de São Paulo.
Leia na íntegra:
Em entrevista a Santa Irene Lopes, a presidenta nacional da União dos Negros pela Igualdade Racial, Ângela Guimarães, conclamou população negra e não negra para a luta. Segundo Ângela, “o racismo não acaba com a abolição formal da escravidão, em 13 de maio de 1888. O racismo é uma marca constitutiva da formação histórica, social, econômica e cultural do Brasil”. Confira trechos da entrevista.
A Frente Brasil Popular realizou no final de semana dos dias 28 e 29 de setembro, em Belo Horizonte, um encontro estadual de negros e negras em luta pela democracia. Na oportunidade, a médica maranhense Fátima Oliveira foi homenageada pelo exemplo de luta antirracista.
A União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) completa neste domingo (14) 31 anos ininterruptos de luta e existência da nossa grandiosa.