A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Antônio Augusto de Queiroz

Jornalista, analista e consultor político, diretor de Documentação licenciado do Diap e Sócio-Diretor das empresas “Queiroz Assessoria em Relações Institucionais e Governamentais” e “Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas”.

Teoria Monetária Moderna e o mito da dívida pública

A TMM argumenta contra a visão tradicional de equilíbrio das contas públicas em macroeconomia. A austeridade a todo custo não combate os principais problemas e impõe sacrifício aos mais vulneráveis

Efeitos da PEC emergencial sobre o servidor público

Saiba as consequência da PEC 186/2019 para os servidores públicos em curtíssimo, médio e longo prazos, assim como os possíveis efeitos para a sociedade em geral.

A questão da estabilidade do atual servidor na PEC 32/2020

Como a Reforma Administrativa afeta a estabilidade dos servidores públicos efetivos

Mudanças regimentais para limitar atuação da oposição

“É legitimo que o presidente da Câmara queira celeridade e que o governo, por intermédio dos partidos que lhes dão sustentação no Congresso, deseje maior agilidade nas deliberações, porém esse desejo não pode nem deve retirar o direito ao contraditório — constitucional e regimentalmente — assegurado às minorias, sob pena de macular ou até de tornar ilegítimo o processo deliberativo.”

Significados da eleição para presidência da Câmara dos Deputados

PT, PDT, PCdoB, PSB e Rede — mantendo a independência parlamentar, garantindo espaço na Mesa e nas comissões e com base em compromisso de independência da Casa —, fizeram a opção certa e vão apoiar o candidato Baleia Rossi, que enfrenta o candidato de Bolsonaro na disputa.

Produção legislativa no primeiro ano dos governos FHC, PT e Bolsonaro

O Poder Executivo dispõe de recursos para alavancar a agenda de políticas públicas no campo legislativo. Entre os últimos quatro presidentes da República eleitos, o governo Bolsonaro apresenta o pior desempenho.

O senhor Mercado

Resenha do artigo “O Mercado como Prisão”, publicado em 1982 pelo autor Charles Edward Lindblon.

Portaria não afeta desconto da contribuição associativa do servidor

A portaria n° 21.595, de 1° de outubro de 2020, trata da contribuição sindical referida na CLT e não alcança a contribuição associativa recolhida mensalmente pelo servidor.

Pós-verdade, Fake News, Democracia e Tecnologia: Que fazer?

A política “pós-verdade”, afirmam os pesquisadores, constitui-se em ferramenta numa luta pelo poder e sobre a natureza das democracias ocidentais, e a comunicação por si só não pode resolver conflitos políticos tão profundamente enraizados.

O que é fake news, afinal?

.

Reforma tributária: entre aumentar tributo ou rever teto de gasto

Esta seria uma excelente oportunidade para promover justiça tributária, mediante a substituição da tributação sobre o consumo e o salário.

As táticas da oposição para evitar o desmonte

As táticas empregadas pela oposição e pelos movimentos sociais, especialmente a última – que ter serviram para arrancar vitórias importantes.

1 2 3 24