A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Tag: Neoliberalismo

Pandemia, poder e protestos no Peru neoliberal

Os primeiros casos de Covid-19 na América Latina se tornaram conhecidos no começo de março. Já se sabia do impacto do vírus na China, e especialmente na Italia e Espanha, onde os enfermos e falecidos somavam milhares lotando os hospitais. Com uma realidade marcada pela presença de outras epidemias, como a dengue, com déficit dos sistemas de água potável e estrutura deteriorada dos sistemas de saúde, o cenário na região é bastante preocupante.

Impostos, Títulos de Dívida Pública ou Moeda?

Quem recebeu a incumbência ou a tarefa de representar os habitantes do país, agindo em nome de todos, não pode deter o poder de emissão monetária em suas mãos sem controle social pelos demais representantes políticos.

Economia solidária pós-pandemia deve pautar os governos progressistas

Economia solidária pode ser o verdadeiro salto de governos municipais progressistas para o enfrentamento da herança neoliberal da pós-pandemia.

Seis meses depois, golpe continua a sangrar a Bolívia

O golpe deixou 35 mortos, 800 feridos, mais de 1,5 mil presos e centenas de exiladas. A busca por desaparecidos continua. Políticas neoliberais têm sido aplicadas e, além da pandemia, o país mergulhou em crise política, social, econômica e alimentar.

“Pandemia expôs fracasso do neoliberalismo”, diz presidente mexicano

“Não é lícito nem ético defender a intervenção do Estado para resgatar empresas e instituições financeiras em falência e considerar um fardo promover o bem-estar dos mais desfavorecidos. Basta de hipocrisia”

Equador na encruzilhada: entre o coronavírus e o neoliberalismo

No Equador vivem 17 milhões de pessoas. Cerca de 60% da mão de obra é informal e isso fez do isolamento a perda da fonte de recursos de milhões de famílias

Com decisão do STF, sindicatos voltam a representar trabalhadores

A tentativa do projeto neoliberal de destruir os sindicatos de trabalhadores com a “reforma” trabalhista sofreu um revés com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que acordos individuais têm efeito imediato e não podem ser alterados por sindicatos.

A economia mundo pós pandemia

O mundo pós-pandemia está em disputa, não pela justiça social, distribuição de renda, liberdades democráticas e direitos humanos. Mas pelo poder político, econômico, ideológico e cultural que está se dando através do “jogo das trocas” e do “jogo das guerras”, bélicas e híbridas.

Bolsonaro é o mensageiro da morte e do caos

O senhor Jair Bolsonaro, ao contrário dos demais chefes de estado, está fazendo tudo para sabotar as medidas de proteção social em nome de uma suposta defesa da economia e dos empregos.

Coronavírus mostra cara da miséria no Brasil

Bolsonaro e Paulo Guedes insistem na imposição de receitas depressivas, antipopulares, antinacionais e antidemocráticas

O papel do Estado em meio à pandemia

O embuste globalizante e o discurso do Estado Mínimo caem por terra nesse momento dramático.

1 7 8 9 10 11 38