Lembranças podem ser nubladas, eivadas de desencontros e até ser inverossímeis. Isto é mais verdade quando se trata de memórias da infância. O diretor chinês Zhang Yimou equilibra-se neste tema em “Flores do Oriente”, para, a partir das recordações da adolescente Shen (Zhang Xinyi), tratar da devastação de Nanquim pelas tropas japonesas, em 1937.
Entre os dias 20 e 22 de junho o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20, marcando o 20° aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992, e o 10° aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrida em Johanesburgo em 2002.
É comum se ouvir de próceres tucanos e demos a cantilena “somos oposição ao governo, e não ao Brasil”. Mas, na prática, a conversa é outra: a torcida é contra mesmo – contra o povo, contra o país.
O Museu de Arte de São Paulo – MASP – está apresentando uma exposição bastante reduzida sobre a obra do pintor italiano Amedeo Modigliani, intitulada "Modigliani: Imagens de uma Vida". São apenas 11 pinturas do artista, uma quatro esculturas e alguns desenhos. Fui ao MASP com a intenção de ver de perto a arte de Modigliani, mas infelizmente saí insatisfeita.
Em 2001 o economista inglês Jim O’Neill, um dos mais altos salários do banco de investimentos Goldman Sachs , criou a expressão BRIC para enfatizar as consequências e atratividades do desenvolvimento econômico do Brasil, da Rússia, da Índia e da China chamando a atenção dos investidores para esses países.
A primeira versão do Código Florestal é de 1934, embora o censo comum tenha 1965 como ponto de referência. Nesses 78 anos essa norma legal sofreu profundas alterações, tanto de forma como de conteúdo. Ao longo dos tempos adotou e expressou no emaranhado de mais de 10 mil atos (portarias, resoluções, leis ordinárias, etc.) a pauta política de seu tempo, como seria razoavelmente previsível.
Quaisquer que venham a ser os resultados da Comissão da Verdade, sua formação representa um passo adiante na luta contra a impunidade completa de que até hoje desfrutam os torturadores a serviço da máquina de repressão montada pela ditadura militar. Os nostálgicos do terrorismo de Estado vinham até agora impedindo que o Estado brasileiro tomasse uma iniciativa suscetível de lançar luz sobre os crimes que eles cometeram.
A poeta como ser maldito e libertário. Ingrid Jonker (Carice van Houten) sintetiza a um só tempo a mulher rompendo as amarras na África do Sul dos anos 60 e a poeta em conflito consigo mesma. Numa das emblemáticas sequências deste “Borboletas Negras”, a diretora holandesa Paula Van Der Oest, em precisos e belos movimentos câmera no pequeno espaço de seu quarto, coloca-a numa espécie de transe criativo. Ela lança sobre a parede estrofes que a decoram, como tatuagens na argamassa coberta de tinta.
Uma das diferenças entre a utopia e o projeto é a aparente magnitude da primeira e o acanhamento contido do segundo. Mas os instrumentos de medida são diferentes: a fita métrica da vastidão dos sonhos e a régua limitada da realidade.
Tudo bem que o nome do candidato importa quando se trata de disputas eleitorais, mormente porque no Brasil o eleitor ainda vota no indivíduo, tendo em segundo plano (quando tem) a legenda partidária e as propostas programáticas. Tanto para cargos no Executivo como no Legislativo.
Há três meses Auriceia, mãe de família, moradora de um bairro popular da capital levou um tiro na cabeça, entrou em coma e faleceu nessa terça-feira passada. Sábado o médico José Alfredo foi assassinado quando passeava com a sua bicicleta pelo corredor Vera Arruda na orla marítima, região nobre de Maceió.
Steeve Mcqueen, diretor de Shame, não glamouriza o sexo em seu filme; também não tem pruridos em mostrá-lo. A começar da sequência inicial. Brandon – Michael Fassbender – surge nu, deitado na cama de casal. Como se não bastasse o formato da cama dando conta da inquietação sexual que caracteriza seu perfil, a nudez é flagrada como a busca da permanente satisfação pelo sexo.