A esquerda bem informada
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“Flores do Oriente": Memória da ocupação japonesa

Lembranças podem ser nubladas, eivadas de desencontros e até ser inverossímeis. Isto é mais verdade quando se trata de memórias da infância. O diretor chinês Zhang Yimou equilibra-se neste tema em “Flores do Oriente”, para, a partir das recordações da adolescente Shen (Zhang Xinyi), tratar da devastação de Nanquim pelas tropas japonesas, em 1937.

O Brasil na Rio+20

Entre os dias 20 e 22 de junho o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20, marcando o 20° aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992, e o 10° aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrida em Johanesburgo em 2002.

A situação econômica e a torcida contra

É comum se ouvir de próceres tucanos e demos a cantilena “somos oposição ao governo, e não ao Brasil”. Mas, na prática, a conversa é outra: a torcida é contra mesmo – contra o povo, contra o país.

Amedeo Modigliani em São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo – MASP – está apresentando uma exposição bastante reduzida sobre a obra do pintor italiano Amedeo Modigliani, intitulada "Modigliani: Imagens de uma Vida". São apenas 11 pinturas do artista, uma quatro esculturas e alguns desenhos. Fui ao MASP com a intenção de ver de perto a arte de Modigliani, mas infelizmente saí insatisfeita.

SINDBRICS

Em 2001 o economista inglês Jim O’Neill, um dos mais altos salários do banco de investimentos Goldman Sachs , criou a expressão BRIC para enfatizar as consequências e atratividades do desenvolvimento econômico do Brasil, da Rússia, da Índia e da China chamando a atenção dos investidores para esses países.

Código Florestal & vetos

A primeira versão do Código Florestal é de 1934, embora o censo comum tenha 1965 como ponto de referência. Nesses 78 anos essa norma legal sofreu profundas alterações, tanto de forma como de conteúdo. Ao longo dos tempos adotou e expressou no emaranhado de mais de 10 mil atos (portarias, resoluções, leis ordinárias, etc.) a pauta política de seu tempo, como seria razoavelmente previsível.

Os torturadores e a batalha da memória

Quaisquer que venham a ser os resultados da Comissão da Verdade, sua formação representa um passo adiante na luta contra a impunidade completa de que até hoje desfrutam os torturadores a serviço da máquina de repressão montada pela ditadura militar. Os nostálgicos do terrorismo de Estado vinham até agora impedindo que o Estado brasileiro tomasse uma iniciativa suscetível de lançar luz sobre os crimes que eles cometeram.

“Borboletas Negras”: Retrato da época

A poeta como ser maldito e libertário. Ingrid Jonker (Carice van Houten) sintetiza a um só tempo a mulher rompendo as amarras na África do Sul dos anos 60 e a poeta em conflito consigo mesma. Numa das emblemáticas sequências deste “Borboletas Negras”, a diretora holandesa Paula Van Der Oest, em precisos e belos movimentos câmera no pequeno espaço de seu quarto, coloca-a numa espécie de transe criativo. Ela lança sobre a parede estrofes que a decoram, como tatuagens na argamassa coberta de tinta.

Três desafios, três metas

Uma das diferenças entre a utopia e o projeto é a aparente magnitude da primeira e o acanhamento contido do segundo. Mas os instrumentos de medida são diferentes: a fita métrica da vastidão dos sonhos e a régua limitada da realidade.

Fulano, Sicrano e as ideias

Tudo bem que o nome do candidato importa quando se trata de disputas eleitorais, mormente porque no Brasil o eleitor ainda vota no indivíduo, tendo em segundo plano (quando tem) a legenda partidária e as propostas programáticas. Tanto para cargos no Executivo como no Legislativo.

Violência, droga e criminalidade

Há três meses Auriceia, mãe de família, moradora de um bairro popular da capital levou um tiro na cabeça, entrou em coma e faleceu nessa terça-feira passada. Sábado o médico José Alfredo foi assassinado quando passeava com a sua bicicleta pelo corredor Vera Arruda na orla marítima, região nobre de Maceió.

Shame

Steeve Mcqueen, diretor de Shame, não glamouriza o sexo em seu filme; também não tem pruridos em mostrá-lo. A começar da sequência inicial. Brandon – Michael Fassbender – surge nu, deitado na cama de casal. Como se não bastasse o formato da cama dando conta da inquietação sexual que caracteriza seu perfil, a nudez é flagrada como a busca da permanente satisfação pelo sexo.

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