A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Christian Lindberg

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe. E doutor em Filosofia da Educação pela UNICAMP, com pós-doutorado em Educação (UNICAMP). Foi diretor da UNE entre os anos de 1999-2003.
A cruzada ideológica continua na educação

O governo federal atua em três frentes para impor uma visão de mundo ao povo brasileiro.

Medida Provisória 979 dobra a aposta contra autonomia universitária

O Diário Oficial da União publicou, neste 10 de junho, a Medida Provisória nº 979/2020, que dispõe sobre a designação de dirigentes pro tempore para as instituições federais de ensino durante o período da emergência de saúde pública.

Existe uma epistemologia bolsonarista?

o Capitalismo pode ter encontrado no Brasil do século XXI o ambiente propício para implantar o Estado ultramínimo, considerando o contexto da revolução 4.0 e da ameaça comunista vinda do Oriente.

Coronavírus impõe novos desafios para a educação

É perceptível que coronavírus (COVID-19) mudou a rotina de milhões de pessoas em todo o planeta. No caso do Brasil, a quarentena, remédio encontrado para dirimir os impactos da pandemia, afetou o mundo do trabalho e, como não podia ser diferente, a educação das

A negação da escola como projeto do Governo Bolsonaro

Tem sido mais comum ouvirmos que a escola não prepara para o mercado de trabalho, para a cidadania, não prepara para a vida. Dados e estudos são utilizados para desqualificar a escola pública, responsável pela matrícula de grande parcela dos jovens, principalmente os filhos da classe trabalhadora e desalentados, com idade escolar.

Future-se e o futuro da autonomia universitária

Não é de hoje que a autonomia universitária tem sido colocada em risco. Atualmente, a intervenção promovida pelo Ministério da Educação na escolha dos reitores de algumas universidades, os cortes nas bolsas de pesquisa (graduação e pós-graduação) e a transferência de recursos da Educação para pagar as emendas parlamentares dos deputados que votaram favoravelmente na Reforma da previdência.

Future-se: a privatização da universidade ganha novo disfarce

 "A verdadeira intenção, caso se consolide esta proposta do MEC, é retirar o direito ao ensino superior gratuito".

A semana do presidente 

Quando criança, entre um programa televisivo e outro, sempre aparecia uma chamada, no canal SBT, intitulada A semana do presidente. Na época, a ideia era divulgar, de forma resumida, as principais realizações do principal mandatário do país.

Considerações acerca de uma carta compromisso

Fiz uma breve leitura no documento intitulado Carta compromisso com as instituições públicas de ensino superior. Divulgado na última segunda-feira, a intenção do candidato Aécio Neves (PSDB) é estabelecer um diálogo programático com os setores que compõem a universidade pública brasileira.

Amor, solidariedade, humanismo e razão: as armas para vencer a eleição

O último debate televisivo, ocorrido na TV Globo, no último dia (2) serviu como balão de ensaio para o que virá.

Para entender o calvinismo

Circula na internet um vídeo em que a cantora e pastora Ana Paula Valadão, da Igreja Lagoinha, profere a seguinte frase: “Iremos, iremos sim para aquela área mais temida pelas trevas, para que a nossa invasão venha a mudar a história. Nós estamos indo Satanás para a política brasileira e as forças do inferno não prevalecerão contra a força do Senhor.” A cantora do grupo Diante do Trono finaliza: “É chegada a tua hora, é chegada a hora da Igreja.”

Brasil: 12 anos sem a tutela do FMI

Como vocês sabem, eu não sou economista, muito menos tenho vocação para o exercício e ao estudo desta carreira profissional. No entanto, os neoliberais vivem dizendo que os governos petistas – Lula e Dilma – foram exitosos na economia porque herdaram as ótimas condições econômicas do antecessor FHC (PSDB).

1 2