A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Manlio Dinucci

Jornalista, geógrafo e cientista político. Escreve regularmente no jornal italiano Il Manifesto
O que é e por que é perigosa a expansão para o leste da OTAN

Em vinte anos, a Otan se expandiu de 16 para 30 países. Desta forma, Washington estende-se para a proximidade da Rússia, inclusive dentro do território da ex-URSS

Os EUA se preparam para o confronto com a Rússia e a China

À primeira vista parece o cenário de um filme catastrófico de Hollywood. Ao invés disso, é um dos cenários previstos no informe oficial de 2018 da comissão encarregada pelo Congresso dos Estados Unidos de estudar a estratégia de defesa nacional.

Os destruidores da Líbia são agora “a favor da Líbia”

Uma meia-lua (símbolo do islamismo) desenhada como um hemisfério estilizado que, flanqueado por uma estrela e as palavras “for/with Libya” (por/com a Líbia), representa “um mundo que quer ficar do lado da Líbia” – é a logomarca da “Conferência pela Líbia” promovida pelo governo italiano, como evidenciam as faixas tricolores na parte inferior da meia-lua.

A fake news do “maxi radar”

“O M5S (Movimento Cinco Estrelas*, no governo,)está dividido sobre o maxi radar siciliano”, é a manchete do Corriere della Sera, que assim divulga uma maxi fake news: não sobre o fato de que a direção do M5S, depois de ter conquistado na Sicília apoio eleitoral com o não ao MUOS (Mobile User Objective System), agora dá marcha a ré sobre o próprio objeto do litígio.

A estratégia de demonização da Rússia

Ao mesmo tempo, o novo governo se comprometeu com “uma abertura para a Rússia, a ser encarada não como uma ameaça mas como parceiro econômico” e até mesmo como “potencial parceiro para a Otan”.

A nova cortina de ferro

A Letônia está construindo uma cerca metálica de 90 quilômetros, dois metros e meio de altura, ao longo da fronteira com a Rússia, que será concluída dentro de um ano. Em 2019 se estenderá por mais 190 quilômetros da fronteira, ao custo previsto de 17 milhões de euros.

Otan em expansão e cada vez mais custosa se estende sobre a Europa

Realiza-se nos dias 11 e 12 de julho, em Bruxelas, a Cúpula da Otan em nível de chefes de Estado e de governo dos 29 países membros.

Circuito de morte no “Mediterrâneo ampliado”

Os holofotes político-midiáticos, focalizados nos fluxos migratórios Sul-Norte através do Mediterrâneo, deixam na sombra outros fluxos: os de Norte-Sul de forças militares e armas através do Mediterrâneo. E ainda mais: através do “Mediterrâneo ampliado”, área que, no quadro da estratégia EUA/Otan, se estende do Atlântico ao Mar Negro e, ao sul, até o Golfo Pérsico e ao Oceano Índico.

EUA e União Europeia rivalizam mas se unem contra Rússia e China

Enquanto o G-7 racha como efeito da guerra das tarifas aduaneiras, os próprios litigantes se recompõem fortalecendo a Otan e sua rede de parceiros.

Os EUA e seu novo pacote de bomba nuclear

A nova bomba nuclear B61-12 – que os EUA se preparam para enviar à Itália, Alemanha, Bélgica, Holanda e provavelmente a outros países da Europa – está em fase final de produção.

Fake made in Usa e mentiras italianas

Para motivar a guerra de 2003, os Estados Unidos acusaram o Iraque de possuir armas de destruição em massa: o secretário de Estado, Colin Powell, apresentou à ONU uma série de “provas”, depois reveladas como falsas, como o próprio teve que admitir em 2016.

1 2 3 7