A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Celso Marconi

Aos 93 anos, é o crítico de cinema mais longevo em atividade no mundo. Referência para os estudantes do Recife na ditadura e para o cinema Super-8.
O governo Lula e o cinema

As novas perspectivas para o cinema brasileiro no novo governo Lula e a Master Class do cineasta Abdellatif Kechiche

A ovelha carregada de ouro & A montanha sagrada

O filme “The Gold-Laden sheep & The Sacred Mountain”, de Ridham Janve, e o cinema de Bruno Dumont

Shane – Os brutos também amam

O western “Shane”, de Geroge Stevens e o coreano “Hanyo a empregada”, de Kim Ki-young

O desespero de Veronika Voss

O filme “O desespero de Veronika Ross”, de Reiner Werner e o comentário de Jean-Luc Godard sobre Nicholas Ray

Fassbinder e seu melodrama

O melodrama de Rainer Fassbinder e o filme “Vortex”, de Gaspar Noé

Como é belo rever “Il conformista”

O cinema do italiano Bernardo Bertolucci e do alemão Douglas Sirk

Dois filmes do cineasta Jordan Peele

Os filmes “Corra” e “Não, não olhe!”, do cineasta estadunidense Jordan Peele

Jean-Luc Godard, um revolucionário do cinema

A obra de Jean-Luc Godard e o cinema húngaro de Szabolcs Hadju em Cabaré Bibliothèque Pascal

Fallen Angels: um filme jazzístico

O filme “Fallen Angels”, de Wong Kar Wai, o pernambucano “Estradeiros”, de Sérgio Oliveira e Renata Pinheiro e a obra dos cineastas Rainer Fassbender e Pier Pasolini

Dylan no olhar de Scorcese

Bob Dylan sob o olhar de Martin Sorcese em “Tolling Thunder Revenue”, a revista Cahiers du Cinéma e o poema Idade idades infinidade

Nina Simone documentada

Um documentário sobre a artista Nina Simone, a obra japonesa A casa das belas adormecidas e os 92 anos de Celso Marconi

No cinema, uma memória que busca o transcedente

O filme “Memória”, de Apichatpong Weerasethakul e o fechamento das livrarias Cultura e Saraiva

1 4 5 6 7 8 12