A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Celso Marconi

Aos 93 anos, é o crítico de cinema mais longevo em atividade no mundo. Referência para os estudantes do Recife na ditadura e para o cinema Super-8.
No filme Trances, a música do Marrocos

A música popular no filme marroquino “Trances” e a crônica “A alegria de quem saqueia na chuva”

O cinema e o pensamento do mundo

Uma reflexão sobre sobre os movimentos cinematográficos na atualidade e o filme argentino “Terminal Norte”, disponível no Mubi

Israelense faz cinema em Paris

A narrativa é complexa e sem dúvida não deixa muito claro se há crítica

O negro e a cultura afro-americana, o Jazz

A cultura afro- americana em “A voz Suprema do Blues” e o cinema de Alice Diop no curta “RER B”

Um filme do passado presente, Madre Joana dos Anjos

A Escola de Cinema de Lodz em “Madre Joana dos Anjos” e o artista plástico Alves Dias

A segunda parte do filme independente

A segunda parte do filme “A Bread Gactory”, o cinema no cineasta senegalês Ousmane Sembène e a cultura afro-americana em “A voz suprema do blues”

Um filme norte-americano indie

O indie norte americano”A Bread Factory”, de Patrick Wang.

“Diva” lançou cineasta e cantora

“Diva”, precursor do movimento “Cinéma du look” e a vida dos imigrantes africanos em “Farewell amor”

O filme Estação do Diabo

A ação dos governantes filipinos contra seu povo em “Estação do diabo”, de Lav Diaz e uma exposição de quadros de Michelangelo em Pernambuco

O lugar de Milton Gonçalves

O destacado papel de Milton Gonçalves para a cultura brasileira e a cultura muçulmana em “The reluctant fundamentalist”, de Mira Nair

Obreras saliendo de la fábrica

“Obreras saliendo de la fábrica”, de José Luis Torres Leiva e “Adanggman”, de Roger Gnoan M’Bala

Indo buscar a arte num filme

O filme Tromperie e o cinema artesanal, e o cinema de Bojan Vuletic em Requiem para Sra.J

1 5 6 7 8 9 12