A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Dani Balbi

Mulher, negra, transexual e comunista, é Doutora em Ciência da Literatura (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora da Escola de Comunicação Social (ECO-UFRJ) e da EJA- Manguinhos. Roteirista, crítica de teatro e cinema e militante da cultura, é diretora da UNALGBT, Assessora Parlamentar da Comissão de Promoção de Direitos das Mulheres da ALERJ e filiada à UNEGRO.
Lugar de fala não enche barriga – ou porque representatividade recreativa não interessa

O mais importante é pensar políticas de emancipação de consciência étnica, de história e de pontuação de classe para que levemos às últimas consequências as políticas de reparação histórica, em seus aspectos pecuniários, políticos, simbólicas.

Economia carioca: pelo trabalho, sempre!

.

Precisamos “desguetizar” a política

Lutemos por um mundo onde a diversidade não precise de restrição

O golpismo, a burrice pragmática e a coragem

O pragmatismo ladrão da classe dominante golpista exige, mesmo ele, algum planejamento estratégico e qualquer, ainda que mínima, proposta de continuidade, mesmo que dessa política destrutiva de morte. Acontece que a burrice impera, tornando-se a regra.

Lula livre: e agora?

Não tem sido fácil para o campo progressista e, em especial, para a esquerda encontrar acordos na política.

Estrangulamento do ensino superior público, interdição do futuro

Talvez ainda não consigamos dimensionar os impactos que o alargamento do espectro do ensino superior público no Brasil e sua democratização causaram na dinâmica das trocas econômicas no país.