A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Wellington Duarte

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Gande do Norte (UFRN), doutor em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRN; Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade – Gepetis/UFRN, vice-Presidente do PROIFES-Federação e Tesoureiro do ADURN Sindicato.
General Ancap e os “passadores de pano”: começou a operação “humaniza Milei”

Análise crítica sobre ascensão política na Argentina alerta para desafios econômicos e a importância da resistência progressista.

Reforma Tributária: a luta de classes em ação

A complexidade da reforma tributária no Brasil em meio a um parlamento conservador e interesses diversos.

Gaza e o fantasma da Segunda Guerra Mundial

Uma análise crítica sobre o conflito em Gaza e suas conexões históricas com eventos passados.

A “Indústria 4.0” e o fim do mundo (do trabalhador)

“O trabalho virou um substrato, uma massa disforme e deformada, manipulada livremente pelo Capital. O trabalhador mergulhou no inferno e saracoteia achando que está no paraíso.”

Economia e luta de classes

Recuperação econômica se dá pela conjunção de vários elementos, endógenos e exógenos,

No berço da democracia, os fascistas crescem no parlamento

Eleições na Grécia revelam vitória do Nova Democracia e ascensão da extrema-direita, com maioria absoluta e 34 deputados radicais no parlamento.

Para onde caminham as universidades e os institutos federais?

As IFES são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação, até porque é de lá que saem as ideias que, transformadas em realidade, podem trazer força ao impulso do desenvolvimento econômico.

Reino sombrio : o Velho Mundo sob tensão

A OTAN tornou-se mais poderosa que a União Europeia, que preferiu a adesão aos ditames da política externa dos EUA, que monitora de perto a situação política de cada desses aderentes.

A França está insubmissa?

Pesquisas de opinião sugerem que mais de 2/3 dos franceses se opõem às mudanças na aposentaria, enquanto a popularidade de Macron caiu para apenas 28%.

A transição dolorosa para o mundo multipolar

A política exterior norte-americana nunca teve qualquer afeição pela legalidade, pelo respeito aos direitos humanos, pela cordialidade, pela autodeterminação dos povos.

Movimento sindical do serviço público: quo vadis?

A emergência dos sindicatos locais, tira o sono da velha e mofada liderança do sindicato nacional, que insiste na verticalidade de sua concepção de gestão sindical.

Autonomia do Banco Central: bom para quem?

É quase uma pilhéria os burocratas afirmaram que manter essa taxa de juros “suaviza” as flutuações do nível de atividade econômica e fomenta o pleno emprego

1 2 3 7